A Indulgência de Assis para todos os Peregrinos da IV Marcha Franciscana!

A Indulgência de Assis :

No próximo dia 02 de agosto, na festividade de Santa Maria dos Anjos, as igrejas franciscanas ao redor do mundo comemorarão o “Perdão de Assis”, ou “Perdão da Porciúncula”, uma Indulgência outorgada por Nosso Senhor Jesus Cristo, por mediação de sua Mãe Maria, àquelas pessoas que, arrependidas do pecado cometido e com espírito contrito, peregrinem até a Igreja da Porciúncula em Assis ou a qualquer templo franciscano no mundo todo.

Para ganhar esta indulgência, que é o perdão do castigo temporal pelos pecados confessados e perdoados pelo sacerdote, é necessário ter estas três condições:

1 – Confissão Sacramental para estar em estado de graça;
2- Participar da Santa Missa e receber a Santa Eucaristia , rezar o Credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria nas intenções do Santo Padre.
3 – Rejeitar o pecado.
O “Perdão de Assis” é obtido pela pessoa que pede ou por algum falecido. A indulgência é concedida todos os anos.

Origem da Indulgência:

A tradição franciscana do “Perdão da Porciúncula” tem sua origem há oito séculos. No ano de 1216, quando São Francisco de Assis se encontrava em fervorosa oração na pequena igreja da Porciúncula, de maneira surpreendente se iluminou o lugar e sobre o altar apareceu Jesus junto com a Virgem Maria.

Nesse momento Jesus perguntou a São Francisco se desejava alguma graça especial para salvar as almas. Sem duvidar, o Santo pediu que Ele concedesse uma generosa indulgência para todo aquele que visitar a Porciúncula. Nosso Senhor concedeu a São Francisco este presente com a condição de que ele o pedisse também ao Papa. Com obediência o Frade Francisco acudiu a Honório III que concedeu a Indulgência.

Desde então a festa ocorre anualmente, começando na manhã do dia 1º de agosto e terminando ao cair da tarde do dia 02, dias nos quais a Indulgência é concedida aos peregrinos da Porciúncula e aos fiéis que visitem qualquer Igreja franciscana no mundo.

Autor: Frei Bernardo – OFM
Disponível em: https://peregrinofranciscano.com/a-indulgencia-de-assis-para-todos-os-peregrinos-da-iv-marcha-franciscana/