Animadores vocacionais se reúnem no Convento Bom Jesus

No dia 30 de julho, os freis animadores vocacionais se reuniram no Convento Bom Jesus para rezar, sonhar e planejar juntos a animação vocacional no Paraná e Santa Catarina. Além do planejamento, o encontro fraterno possui aspectos como formação, partilha e oração.

Primeiramente tivemos a oração na capela do Convento Bom Jesus. Depois Frei Sidney conduziu uma formação para os animadores sobre o tema do discernimento vocacional. Diversos temas importantes foram trabalhados, variando a partir de dois elementos: a dimensão divina da vocação e a capacidade humana de responder ao chamado recebido por Deus.

O discernimento é um caminho que pressupõe a disposição do animador em escutar o vocacionado, e a atitude do vocacionado em colocar-se em processo de discernimento. A vocação é uma iniciativa de Deus, isso exige a sensibilidade tanto por parte do animador quanto do vocacionado. Sem a oração e a conversão permanente não há como discernir de forma autêntica.

Cada frei trouxe um pouco da sua realidade para partilha fraterna. Dentre as dificuldades e alegrias, permanece a esperança e a confiança no chamado que Deus faz para cada vocacionado.

Todos os SAVs possuem projetos e dificuldades diferentes, contudo permaneceu muito claro que há dedicação por parte dos freis, bem como o amor pelo nosso carisma e pela província.

O objetivo do encontro foi a preparação dos freis e o cuidado em acolher bem cada vocacionado. Cada pessoa que Deus manda até nós, é um dom, que gera alegria, mas que também requer nosso atento cuidado. A alegria que brota da nossa vocação é o que move cada trabalho pastoral e cada atividade. Que nossa vida possa comunicar nosso carisma mais do que todas as palavras.