Segundo encontro em preparação à Jornada da Juventude Capuchinha

No dia 29 de julho aconteceu o terceiro encontro em preparação à Jornada da Juventude Capuchinha, no Centro Vocacional dos freis Capuchinhos em Ponta Grossa. Desse encontro participaram os freis que fazem parte da comissão de organização, e que desde já estão preparando e sonhando com a JJC 2020. A Jornada da Juventude Capuchinha aconteceu pela primeira vez em 2015. O grande fruto desse primeiro encontro foi promover o conhecimento mútuo e uma maior aproximação entre freis e jovens.

A juventude da nossa Província representa a esperança que age em cada lugar em que estamos. O objetivo da Jornada não é obter vocações imediatamente. A medida que os jovens não compreendiam nosso modo de vida, nós (freis) não compreendíamos nossos jovens por não os ouvir. A partir da primeira Jornada da Juventude Capuchinha (JJC), a Província do Paraná e Santa Catarina essa realidade mudou, pois surgiu o desafio e o compromisso anual de fazer uma missão da juventude capuchinha em uma de nossas paróquias.

A cada uma das missões houve um crescimento mais claro tanto da parte dos jovens quanto dos freis. Mesmo sem perceber os jovens viveram valores da vida franciscano capuchinha durante o período da missão. Durante a missão existem momentos que promovem a vivência da obediência, fraternidade, minoridade, oração e mesmo do processo de saída de si mesmo.

A construção da Jornada é um processo que envolve as virtudes franciscano-capuchinhas dentro das necessidades dos jovens. Por isso mais do que apresentar algo pronto, queremos saber o que nossos jovens querem de nós. Por isso dia 31 de agosto e 01 de setembro acontecerá, no Convento Bom Jesus, um encontro com os jovens líderes das nossas paróquias, para sonharmos juntos a Jornada da Juventude Capuchinha 2020.

Os sonhos da nossa Província dependem da colaboração, entusiasmo e oração de cada um. Juntos construímos a fraternidade e o rosto franciscano capuchinho nos lugares em que estamos.