Conheça São Lourenço de Brindes: padroeiro da Província dos Freis Capuchinhos do PR/SC

Hoje, a Igreja lembra a memória de São Lourenço de Brindes, doutor da Igreja e padroeiro dos Freis Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina.

Júlio Cesar nasceu em 22/07/1559, na cidade de Brindes, na Itália. Aos 09 anos, quando ficou órfão, mudou-se para Veneza e ficou sob os cuidados de seu tio que era sacerdote. Aos 16 anos ingressou na Ordem dos Freis Capuchinhos e tomou o nome de Lourenço de Brindes.

Por ser conhecedor de várias línguas, e do seu intelecto acima da média, foi enviado para ser missionário pelos países da Europa.

Austero, penitente e humilde, encontrou na Ordem Franciscana dos Capuchinhos o clima vital para se converter em instrumento visível da graça divina a serviço da sociedade e da Igreja.

São Lourenço foi um notável defensor da fé católica, sendo enviado aos mais diversos países para combater as heresias do protestantismo, bem como, esteve à frente nos frontes de batalhas como assistente espiritual sempre segurando o crucifixo e invocando os nomes de Jesus e Maria.

Foi chamado à morada eterna quando estava em Lisboa, na data de 22/07/1619, seu corpo foi transladado para repousar na Igreja do Mosteiro em Lião/França, em um simples mausoléu sob o fervoroso cuidado das Irmãs Clarissas.

Beatificado em 01 de junho de 1783, canonizado em 11 de dezembro de 1881, e proclamado Doutor da Igreja, em 19/03/1959 pelo Beato João XXIII, mediante a bula Celsitudoexhumilitate.

Participe da missa em honra a São Lourenço de Brindes

Local: Igreja Matriz – Paróquia Santíssima Trindade