Grupo de Gestantes

Pregnant woman holding her stomach outdoors

O grupo de gestantes é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que visa promover a saúde sexual e reprodutiva das mulheres gestantes. O projeto é desenvolvido pela Paróquia da Trindade em parceria com o Hospital Universitário (HU) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Trindade.

Objetivos:

a. Evangelizar. Orientar a formação da pessoa em sua constituição, corpo, mente e espírito, com base em João 10,10: para que todos tenham vida e tenham vida em abundância.

b. Dar suporte para uma gestação saudável e um nascimento sem traumas.

c. Comprometer a família e a comunidade com o novo ser humano que nasce.

Quem será beneficiado com o projeto?

Gestantes, mães, bebês e suas famílias. O grupo é volante. Muda facilmente, conforme a demanda.

Programa:

O programa é elaborado semestralmente com temas e conteúdos pertinentes às necessidades e expectativas das gestantes.

Metodologia:

É interativa, com encontros semanais às quintas feiras das 14h às 16h no Centro de Pastoral da Paróquia. Cada semana, alternadamente, as gestantes são orientadas pelas três equipes, sendo que os profissionais da maternidade do HU e os da UBS abordam temas e conteúdos direcionados ao aspecto orgânico e físico. A equipe “Fé e Vida” da Paróquia prioriza o aspecto da saúde espiritual, mental e emocional.

Durante os encontros há momentos de oração, de partilha, de exercícios mentais e físicos adequados à gestante. No final, é servido um lanche que tem por finalidade maior integração e partilha do grupo.

A gestante que participar de 8 (oito) encontros que compõe o programa recebe como incentivo um kit bebê (enxoval) doado por paroquianos.

Durante o ano, as datas específicas que recebem maior destaque são: Campanha da Fraternidade, Páscoa, Dia das mães, Pentecostes, Festa da Santíssima Trindade, Corpus Christi, Dia dos Pais, Advento e Natal.

Contato:

Maria Valenza: (48) 3233-1549