Pular para o conteúdo

15 de Junho, dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

PPI

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O envelhecimento da população é um fato social inegável. Com o aumento da população acima de 60 anos, aumentaram também os problemas, e um deles é a violência contra a pessoa idosa. Durante a visita domiciliar, realizada mensalmente, o líder fica atento aos principais sinais de violência e procura encaminhar aos órgãos competentes. Sem dúvida, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

As denúncias no Disque 100 mostram que a maior parte das agressões contra as pessoas idosas, vão desde a negligência, o abuso financeiro e até maus tratos físicos e psicológicos, é cometida por seus próprios familiares. Para garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade, os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, recebem durante a capacitação do Guia do Líder, informações sobre a forma de identificar possíveis casos de violência e também como abordar o assunto, tanto com a pessoa idosa agredida, como com a família que provoca a violência

O objetivo da PPI (Pastoral da Pessoa Idosa) é formar redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão das dimensões do envelhecimento, gerando uma cultura que cuida do ser humano em sua plenitude.

Osvaldina Zucco Weber

Coordenador Estadual da Pastoral da Pessoa idosa