164ª Festa da Santíssima Trindade: Paróquia entrevista Adilson e Nina, Casal Festeiro 2022

Está se aproximando a 164ª Festa da Padroeira da Santíssima Trindade, que será realizada de 03 a 12 de junho, e como já é de costume a paróquia escolheu um casal para organizar e animar os paroquianos na participação da festividade espiritual e cultural.

Este ano apresentamos a você Adilson Agenor Peres e Maria Trindade Florindo Peres (Nina, como costuma ser chamada), nosso casal festeiro. Ele é aposentado e participa da Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Pastoral Litúrgica e CPC da Capela Puríssimo Coração de Maria, no Jardim Anchieta. Ela é Secretária Executiva e está inserida também nas mesmas pastorais que o esposo.

Ambos foram eleitos ainda em 2019, entretanto, devido à pandemia da covid-19 e a não realização da festa cultural em 2020 e 2021, permaneceram com o título de festeiros. Hoje, atuam fortemente para que a Festa seja bem celebrada e vivida com a espiritualidade do Ciclo do Divino Espírito Santo.

Confira um pouco da história do casal e saiba como estão os preparativos para a grandiosa Festa 2022.

Adilson e Nina, Casal Festeiro 2022

PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE (PST): Adilson e Nina, fale-nos um pouco sobre a caminhada de vocês na Paróquia Santíssima Trindade?

Adilson e Nina: Eu sou nativa do Córrego Grande. Recebi o batismo na Igreja da Trindade e frequentei a comunidade do Puríssimo Coração de Maria por toda infância e juventude, até conhecer o Adilson. Ele era da Paróquia da Lagoa, durante nosso namoro e noivado e os primeiros 6 anos de casamento moramos e servimos lá.

Em 1997, viemos morar no Córrego Grande, quando então voltamos a frequentar e servir na comunidade nas diversas pastorais, o que, com alegria e amor, o fazemos até hoje.

PST: Quando vocês foram convidados para ser o Casal Festeiro, que sentimento surgiu?

Adilson e Nina: Naturalmente ficamos apreensivos, porque não nos sentíamos capazes de cumprir essa missão, nosso empenho sempre foi em nos colocar à disposição do serviço durante o evento nos locais onde éramos designados.

Ao mesmo tempo nos sentimos lisonjeados e felizes porque sentimos a presença de Deus em nosso “SIM. Houve um misto de nervosismo com lisonjeio em poder cooperar na continuidade de uma tradição da Paróquia que mistura religiosidade, espiritualidade, cultura e tradição. Pusemos nossa confiança no Espírito Santo de Deus na realização desse “serviço” .

PST: Conte-nos um fato que marcou a Festa da Santíssima Trindade na vida de vocês?

Casal festeiro: Frequentamos a festa desde nossa infância. Nossas famílias frequentavam anualmente e temos muitas lembranças boas com relação aos festejos. Entretanto, no ano de 2013 quando nosso filho Mateus foi convidado a ser o Imperador, vivemos um ano intenso com um entendimento maior em relação a todo o sentido da festa e do Cortejo Imperial, da história e da devoção popular depositada na origem da cultura e da tradição.

PST: Após dois anos de pandemia, a Festa será retomada de forma presencial. Como vocês veem esse retorno para a espiritualidade dos paroquianos?

Casal festeiro: O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã, nosso Deus é único, mas não é solitário. Ao vivenciarmos nossa festa teremos a oportunidade de refletir e relembrar que a Trindade Santa foi uma das maiores revelações de Jesus, mistério de comunhão. Esse amor perene que sustenta essa comunhão está representado no lema de nossa paróquia: “Na Trindade somos todos irmãos!” Assim, ela se torna testemunho e motivação para vivermos esse modelo ideal da sociedade humana, da Igreja e de toda comunidade paroquiana.

PST: Sabemos que a programação oficial da Festa ainda não foi divulgada, mas vocês poderiam antecipar algo pra nós?

Casal festeiro: Serão 10 dias de festejos. Celebrações, praça de alimentação e shows. Nossa tradicional rifa já está à venda, num valor acessível e com bons prêmios. Além disso, terá uma novidade que deixaremos para divulgar no Jantar de Massas que acontecerá no dia 29 de abril, às 20h, no Clube Paula Ramos.

PST: Façam o convite para comunidade participar da Festa 2022.

Casal festeiro: Temos certeza que assim como nós, todos os paroquianos estão desejosos desse reencontro familiar em nossa festa. Então, não deixe de fazer parte dessa família, venha participar das celebrações da novena e compartilhar conosco momentos agradáveis na 164° Festa da Santíssima Trindade!

Relembre Festas de anos anteriores. Clique aqui.

Por José Allison Santos

Jornalista, Paróquia Santíssima Trindade