165ª Festa da Santíssima Trindade é marcada pela temática da vocação como graça e missão; relembre tudo o que aconteceu

Por José Allison Santos
Paróquia Santíssima Trindade

De 26 de maio a 4 de junho, a Paróquia da Trindade, em Florianópolis, realizou a 165ª Festa em honra à padroeira Santíssima Trindade. Inspirada no Ano Vocacional 2023,  a festividade deste ano teve como tema “No coração da Trindade: vocação é graça e missão”.

A programação foi cheia de espiritualidade e fraternidade. Contou com novena, missas, almoços festivos, shows, apresentações culturais e sorteio de prêmios.

A abertura da Festa ocorreu na sexta-feira, 26 de maio, com a santa missa presidida pelo frei Rivaldo Vieira, OFMCap, pároco da Paróquia Santíssima Trindade, e com a realização do cortejo português. Após a celebração, na praça de alimentação montada no estacionamento da igreja, foi servido um café partilhado, ação que já é tradição na primeira noite do novenário.

Durante o novenário, os sacerdotes que presidiram as celebrações eucarísticas conduziram os fiéis a meditarem temas relacionados ao Ano Vocacional. O seguimento de Jesus foi o tema da quinta noite, presidida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ. Ele ressaltou a necessidade de amar o próximo como fez Jesus e disse que isso se faz pela graça de Deus. “No Espírito somos capazes de amar como Ele nos amou”, comentou.

Nos domingos da festa, dois almoços foram disponibilizados aos participantes. De acordo com o frei Rivaldo, no primeiro domingo, dia de Pentecostes, mais de 300 pessoas almoçaram no local. Nesse dia também foi servido o bolo do Divino Espírito Santo, momento muito esperado entre todos.

O empresário Danilo Inácio Heberle, da Padaria Napolitana, responsável pela produção do bolo do Divino, com mais de 80 quilos, conta que o processo de confecção levou muitas horas e demandou o empenho de 4 funcionários. Para ele, é um prazer e uma honra servir à paróquia e à comunidade. “Como família, é muito gratificante. Não tem palavras para mensurar a gratidão que a gente sente em poder fazer isso e contribuir com a paróquia, nós, enquanto empresa e família”, afirmou.

No segundo domingo, 04 de junho, dedicado à Santíssima Trindade, a missa das 10h, recebeu o ministro provincial dos Frades Capuchinhos PR/SC, frei Pedro Cesário Palma, OFMCap. Ele destacou que o chamado a uma vocação é uma graça. “A verdadeira alegria do ser humano está em doar a vida”, comentou frei Pedro, ao destacar também que a vida é breve e só vale a pena ser vivida se for doada. Na tarde deste dia aconteceu também o almoço festivo, o sorteio da ação entre amigos e as apresentações culturais dos projetos sociais da paróquia.

Finalizando os festejos da padroeira, durante a missa das 18h, foi apresentado à comunidade o casal festeiro para 2024, Fernando e Fabiana Vidal, moradores do bairro Pantanal. O casal expressou que o convite para representar a paróquia na Festa do próximo ano foi como receber a bênção de Deus, isso os emocionou bastante.

No final da santa missa, Gilson e Vera Sardá, festeiros 2023, realizaram os agradecimentos a todos que se empenharam e doaram a vida na festividade por meio do voluntariado. O mesmo realizou frei Rivaldo, ao destacar também a organização litúrgica e o espírito de fraternidade entre os mais de 200 voluntários que serviram durante os 10 dias de evento.

Confira as imagens

Fotos: Rafael Callegaro e José Allison