1º Domingo do Advento

Primeiro-domingo-do-advento

Hoje começamos o caminho do Advento, que culminará no Natal. O Advento é o tempo que nos é concedido para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, também para verificar o nosso desejo de Deus, para olhar em frente e nos preparar ao regresso de Cristo. Ele voltará a nós na festa do Natal, quando fizermos memória da sua vinda histórica na humildade da condição humana; mas vem dentro de nós todas as vezes que estamos dispostos a recebê-lo, e virá de novo no fim dos tempos para “julgar os vivos e os mortos”. Por isso, devemos estar vigilantes e esperar o Senhor com a expectativa de encontrá-Lo. A liturgia introduz-nos precisamente neste tema sugestivo da vigilância e da expectativa.

Estar atento, para permitir que Deus irrompa na nossa existência, para lhe restituir significado e valor com a sua presença cheia de bondade e ternura. Maria Santíssima, modelo na expectativa de Deus e ícone da vigilância, nos guie ao encontro do filho Jesus, revigorando o nosso amor por Ele.

Neste tempo do advento queremos convidá-lo(a) a realizar uma caminhada de preparação para um lindo e abençoado encontro com o Deus Menino, que por amor assume a nossa carne e vem nos visitar e fazer morada em nosso coração. Façamos do Advento um autêntico tempo de preparação para o Natal do Senhor, mediante a prática da oração, da reconciliação, da partilha e do testemunho.

A3