Pular para o conteúdo

2 de Novembro – Fieis Defuntos

2 de Novembro – Fieis Defuntos

O dia 2 de novembro, dia dedicado liturgicamente para a celebração de Todos os Falecidos, vem de uma tradição muito antiga, costume monástico de rezar pelos mortos desde o século XI.

O cerne dessa celebração é a esperança na ressurreição, ela é o centro de nossa fé. Esse dia também vem nos recordar o grande sentido da vida de comunhão na fé, com todos os que já se foram do meio de nós. Confiantes na misericórdia do Senhor, nós nos unimos em Comunidade para agradecer em primeiro lugar o dom da vida. Nós não celebramos a morte, mas a vida, dom divino.

Humanamente, sentimos a partida de nossos entes queridos, temos saudades e recordações daqueles com os quais convivemos, mas a fé nos faz superar e compreender essa realidade e nos leva – na fé – à comunhão com eles.

A Palavra de Jesus nos dá o verdadeiro sentido de nossa morte: “Quando comer deste pão viverá eternamente, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54). “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna” (Jo 5,24). Não cultuamos a morte, mas sim celebramos a vida daqueles que já estão junto de Deus. Santo Inácio de Antioquia afirma que nossa morte deve ser “para Cristo e em Cristo”, pois se morremos com Ele, com Ele também ressuscitaremos (2Tm 2,11).

Se a certeza da morte nos entristece, a promessa da ressurreição nos consola. Vivamos então na firme esperança da ressurreição de todos os que já estão junto de Deus, e que nós também, que agora vivemos na terra, a vamos alcançar um dia.

Amém.

avisos-site