A Exaltação de Jesus

O que a Igreja celebra nesse domingo não é apenas mais uma aparição de Jesus nem simplesmente sua elevação ao céu. Ao resgatá-lo da morte Deus Pai o constitui Senhor e Cristo. Essa é a nova dimensão que Jesus vive agora, a de ressuscitado, glorioso, Senhor e soberano. Não voltou à realidade anterior à morte, possui agora um corpo incorruptível e espiritualizado. É esse corpo que os discípulos viram subir ao céu. A Ascenção de Jesus é o coroamento de sua vida e missão na terra. Com a entrega de sua vida e a sua imolação voluntária conquistou a suprema soberania e o poder sobre o mundo e a história: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra”. Ele parte para o Pai, donde veio, mas não nos abandona: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”. Estará sempre presente, uma presença misteriosa, transcendente e universal distinta da presença anterior à morte.

Jesus completou sua missão não estará mais fisicamente evangelizando, agora serão seus discípulos que irão fazê-lo. Termina o tempo dele começa o da Igreja. Antes de elevar-se ao céu confiou a todos seus seguidores a missão a ser cumprida em todos os tempos e junto a todas as nações: “Ide fazei discípulos meus todos os povos”. E como Ele próprio iniciou na Galiléia manda aos discípulos que voltem para lá e de lá se lançam ao mundo. Naquela região tudo iniciou, lá está o marco fundante do grande projeto. Os discípulos não podem esquecer o ponto de partida. Aí receberam o primeiro convite, deixaram tudo e o seguiram, testemunharam as primeiras pregações, adesões e milagres de Jesus. Mas ainda não entenderam o projeto de Jesus. Deixaram suas coisas como barco e redes, mas não deixaram suas ideias e desejos. Ainda esperam que Jesus restaure o reino de Israel no qual eles teriam parte privilegiada. Porém querem crer e entendem que Jesus tem algo superior por isso se prostram na sua presença.

A Igreja faz desse dia o dia dos meios de comunicação social, a chamada mídia: televisão, rádio, imprensa, internet. A mensagem de Jesus deve ser proclamada de cima dos telhados, no interior de todas as casas, nas assembleias reunidas, em toda parte. Questiona-se o que realmente a mídia transmite com tantos meios e tecnologia. Que valores, que mensagens?