Pular para o conteúdo

Animadores vocacionais se reúnem no Convento Bom Jesus

Animadores vocacionais se reúnem no Convento Bom Jesus

No dia 30 de julho, os freis animadores vocacionais se reuniram no Convento Bom Jesus para rezar, sonhar e planejar juntos a animação vocacional no Paraná e Santa Catarina. Além do planejamento, o encontro fraterno possui aspectos como formação, partilha e oração.

Primeiramente tivemos a oração na capela do Convento Bom Jesus. Depois Frei Sidney conduziu uma formação para os animadores sobre o tema do discernimento vocacional. Diversos temas importantes foram trabalhados, variando a partir de dois elementos: a dimensão divina da vocação e a capacidade humana de responder ao chamado recebido por Deus.

O discernimento é um caminho que pressupõe a disposição do animador em escutar o vocacionado, e a atitude do vocacionado em colocar-se em processo de discernimento. A vocação é uma iniciativa de Deus, isso exige a sensibilidade tanto por parte do animador quanto do vocacionado. Sem a oração e a conversão permanente não há como discernir de forma autêntica.

Cada frei trouxe um pouco da sua realidade para partilha fraterna. Dentre as dificuldades e alegrias, permanece a esperança e a confiança no chamado que Deus faz para cada vocacionado.

Todos os SAVs possuem projetos e dificuldades diferentes, contudo permaneceu muito claro que há dedicação por parte dos freis, bem como o amor pelo nosso carisma e pela província.

O objetivo do encontro foi a preparação dos freis e o cuidado em acolher bem cada vocacionado. Cada pessoa que Deus manda até nós, é um dom, que gera alegria, mas que também requer nosso atento cuidado. A alegria que brota da nossa vocação é o que move cada trabalho pastoral e cada atividade. Que nossa vida possa comunicar nosso carisma mais do que todas as palavras.