A Paróquia Santíssima Trindade une-se às celebrações mundiais que marcam o Ano Jubilar Franciscano em 2026, proclamado pelo Papa Leão XIV por ocasião dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226. Este período jubilar especial, que vai de 10 de janeiro de 2026 até 10 de janeiro de 2027, convida os fiéis a seguirem o exemplo do “Poverello” como modelo de santidade, testemunha da paz e proclamador da fraternidade entre todos os povos.
A celebração jubilar foi inaugurada oficialmente em Assis, na Basílica de Santa Maria dos Anjos, local ligado aos últimos dias de vida do santo, com uma solenidade que recorda sua passagem para a vida eterna e convida à conversão do coração. O decreto emitido pela Penitenciaria Apostólica concede indulgência plenária a todos os fiéis que, com coração convertido, participarem devotamente das celebrações jubilares, peregrinando a igrejas franciscanas ou santuários dedicados a São Francisco ao longo deste ano especial.
Como alcançar a Indulgência Plenária no Ano Jubilar Franciscano
Confissão sacramental – Receber o sacramento da Reconciliação, com sincero arrependimento dos pecados, podendo ser feita alguns dias antes ou depois do ato jubilar.
Comunhão eucarística – Participar da Santa Missa e receber a Eucaristia, em estado de graça.
Oração nas intenções do Papa – Rezar ao menos um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai, oferecendo pelas intenções do Santo Padre.
Peregrinação jubilar – Realizar uma peregrinação a uma igreja ou santuário franciscano participando ali de Santa Missa ou Celebração da Palavra. A Igreja Matriz Santíssima Trindade e a comunidade São Francisco de Assis no Poção/Córrego Grande, podem ser visitadas.
O Ano Jubilar Franciscano é, assim, um convite a viver a fé como São Francisco viveu: em conversão constante, peregrinação interior e confiança total em Deus.
