Apostolado da Oração da Santíssima Trindade completa 121 anos

apostolado da oração 121 anos

No dia 06 de maio o Apostolado da Oração da Paróquia Santíssima Trindade celebrou 121 anos de história na comunidade paroquial. Na sexta-feira (07), uma Santa Missa presidida por Frei Pedro Paulena Júnior, Diretor Espiritual do Movimento, marcou a data comemorativa.

A História

No dia 06 de maio de 1900 nascia o Apostolado da Oração da Paróquia Santíssima Trindade, na época sob liderança das senhoras, Rosa Nicolau de Souza, Josefina Cordeiro e Almerinda Duarte. As reuniões aconteciam toda primeira sexta-feira de cada mês, para a Hora Santa e o Santo Terço Mariano. Aos poucos o grupo cresceu com a chegada dos membros que faziam parte da Cruzada Eucarística, hoje denominada Movimento Eucarístico Jovem – MEJ.

A partir do ano de 1967, o grupo, que até então se dedicava a cuidar da igreja e do seu entorno, resolveu iniciar um trabalho social em favor dos mais necessitados do bairro, afinal, existia ali um grande número de famílias de imigrantes do interior do Estado de Santa Catarina que buscavam se estabelecer nos morros próximos, da Serrinha e Pantanal. A primeira tarefa foi confeccionar enxovais para as mães carentes. Toda quinta-feira, acontecia um encontro dedicado a realização de bordados e costuras para os enxovais.

Em seguida o grupo iniciou outros trabalhos manuais, vendidos em uma feira de fim de ano para manter as atividades e adquirir o material necessário para as confecções do ano seguinte. Já são 54 anos desta ação social.

Entre outras atividades do grupo, estão a visita da Bandeira do Divino a bairros próximos; a presença ativa na Festa da Santíssima Trindade, com um barraca de café e bolos; e Hora Santa e Comunhão reparadora na primeira sexta-feira de cada mês. Muitos integrantes do grupo exercem voluntariado na Pastoral do Enfermo, são Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, membros do Conselho Paroquial de Pastoral e Liturgia.

O Apostolado da Oração Paroquial conta com o apoio e incentivo dos Freis Capuchinhos da Província PR/SC. E com alegria e coragem, na graça de Deus, leva adiante a devoção e a missão. Anuncia a beleza de estar dentro do Sagrado Coração de Jesus.

” Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.”

Na imagem membros do Apostolado da Oração da Paróquia Santíssima Trindade com o Diretor Espiritual, Frei Pedro Paulena Júnior, após a Santa Missa em comemoração as 121 anos de história