Arquidiocese organiza coletiva de imprensa sobre Campanha da Fraternidade 2016 com Dom Wilson Tadeu Jönck em Florianópolis

Na Quarta-feira de Cinzas, 10 de fevereiro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, concederá uma coletiva de imprensa sobre o lançamento da Campanha da Arquidiocese e paróquiaFraternidade Ecumênica (CFE) 2016 que tem como tema, “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). A coletiva será às 10h, na Cúria Metropolitana (Rua Esteves Júnior, 447 – Centro).

É a quarta edição ecumênica da campanha. Tem como objetivo geral garantir o direito ao saneamento básico para as pessoas e empenhar a todos, por políticas públicas e atitudes responsáveis que forneçam a integridade e o futuro da casa comum que é o planeta.

Uma ação ampla que tem alguns objetivos específicos, como:

– Unir igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico;

– Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água;

– Acompanhar a elaboração e a execução dos Planos Municipais de Saneamento Básico;

– Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico.

No documento do texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, alguns dados com relação à realidade:

– No mundo, um bilhão de pessoas fazem suas necessidades a céu aberto;

– Na América Latina, as pessoas têm mais acesso aos celulares do que aos banheiros;

– 120 milhões de latino-americanos não têm acesso aos banheiros;

– O Brasil gera cerca de 150.000 toneladas diárias de resíduos sólidos;

– As 13 maiores cidades do país são responsáveis por 31,9% de todos os resíduos sólidos no ambiente urbano brasileiro.

Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Coletiva de imprensa