Com benção dos freis capuchinhos, Praça Santos Dumont é reinaugurada

Trindade Praça

Durante as comemorações do aniversário de 349 anos da capital do estado, foram entregues as obras de revitalização da praça Santos Dumont, localizada em frente à Paróquia Santíssima Trindade. Antes do descerramento da placa, o frei capuchinho, Rondinele Passos, OFMCap, proferiu a benção ao espaço e a todas as pessoas presentes.

O local era constantemente utilizado pela população que há anos se queixava do estado de abandono da estrutura. Devido às obras, a praça permaneceu fechada por cerca de seis meses a fim de dar celeridade aos trabalhos de revitalização.

Frei Rondinele comentou que ainda em 2020, nas dependências da paróquia, houve uma reunião de apresentação do projeto de reforma. Fala que, na época, não acreditou muito de que o ambiente pudesse ficar bem iluminado e seguro. Hoje, vê com bastante alegria os resultados da obra.

Estiveram presentes no ato oficial de entrega o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, o vice-prefeito Topázio Silveira Neto, vereadores, autoridades civis e moradores da região da Trindade.

Para o prefeito da capital, a reforma só foi possível por causa da discussão da gestão pública com diversos setores do bairro. “Discutimos com toda administração da nossa Igreja da Trindade, com os comerciantes locais e com a Associação de Moradores para pensar qual a melhor utilidade que poderíamos dar à praça”, afirmou o prefeito, ao ressaltar que chegaram à conclusão que o melhor seria adequá-la para uso das famílias. E assim foi feito. Gean também comentou sobre as lembranças do tempo em que a praça era utilizada para a Festa da Santíssima Trindade (ou Festa da Laranja, como era também conhecida) de onde vinham moradores de diversas regiões da cidade.

A felicidade em ver a obra pronta não ficou apenas na esfera política. “Eu me sinto muito bem e feliz porque é um sonho do povo da Trindade”, afirma Terezinha Folle Simoni, moradora da região e frequentadora da Paróquia da Trindade. “Quantas reuniões e quantos encontros para requerer essa reforma e graças a Deus aconteceu. Espero que o povo saiba aproveitar, cuidando para que continue sempre bonita e maravilhosa. Um orgulho para nossa paróquia e nossa comunidade”, diz a paroquiana.

A praça: tradicional local da Festa da Santíssima Trindade

O jornalista José Paganini, diz estar muito feliz em voltar à praça onde por muitos anos foi locutor da Festa da Santíssima Trindade. Ele ajudava na animação e divulgava a programação da festa na Rádio Cultura AM 1110 de Florianópolis (atualmente Rádio Divino Oleiro). “É um momento histórico, realmente, neste dia 23 de março, ver a reinauguração. Uma vez que a aqui não é só um espaço de lazer, mas também um espaço para a evangelização acontecer”, comenta satisfeito.

“Ela (a praça) é muito importante para nossa comunidade porque aqui se realiza várias festas como a da Santíssima Trindade”, comenta a paroquiana Rose Salete de Paula, 67 anos. Rose também pede que haja mais segurança no local.

Para o jovem Rodrigo Charleaux do Nascimento, 27 anos, técnico de enfermagem, após essa reforma, logo a praça se tornará novamente o ponto de encontro dos grupos de jovens e atrairá mais pessoas, permitindo que haja uma Igreja em saída.

Florianópolis: 349 anos

Ao final da cerimônia de entrega da Praça Santos Dumont, o prefeito convidou toda comunidade presente a cantar os parabéns para cidade de Florianópolis pelos 349 anos de fundação. Em seguida realizou o tradicional corte de bolo e distribuiu aos participantes.

Por José Allison Santos
Jornalista, MTB/SC 06273