Comunidade Santo Agostinho celebra padroeiro com realização de Tríduo Festivo

O tríduo e o domingo festivo, realizado entre os dias 25 e 28 de agosto, no bairro Pantanal, em Florianópolis, marcou a 35ª Festa de Santo Agostinho, padroeiro da capela da comunidade local.

Desde 2020 sem a tradicional festa, devido à pandemia da covid-19, os quatro dias de evento fez deste retorno um momento especial. Segundo os organizadores, a inserção de momentos de meditação e oração na programação foi uma forma de reavivar e reaproximar os fiéis da fé.

Cada noite dedicada à reflexão sobre o sentido da sinodalidade e a vida de Santo Agostinho teve sua beleza. Desde as missas realizadas na casa de paroquianos até a procissão com a imagem do padroeiro nas ruas do bairro. No entanto, no domingo, 28, dia dedicado a Santo Agostinho, culminou toda meditação. Às 10h, na capela, foi celebrada a santa missa festiva que teve a presidência do pároco frei Rivaldo Vieira, OFMCap.

Em sua homília, frei Rivaldo enalteceu as virtudes e a teologia do santo doutor da Igreja e motivou a comunidade a viver a humildade, conforme o evangelho. Ainda durante a missa foi realizado os agradecimentos ao casal festeiro Nilton e Luciana e apresentado o novo casal para a festa 2023, Lázaro e Anabel.

Após a celebração eucarística, foi servido o almoço festivo no salão da igreja sob a animação musical de Agostinho e Benan (pai e filho), da banda Embalo da Ilha. Fechando a programação, no final da tarde, ocorreu a apresentação da Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, muito prestigiada pelo público.

Para Vamir Savoldi Wrublak, coordenador da capela, a festa foi um sucesso absoluto. Ele relata que houve uma participação muito grande da comunidade local e de pessoas pertencentes a outras comunidades da paróquia. “Tudo transcorreu num clima de cordialidade e alegria”, afirma.

Confira as imagens.

Por José Allison Santos