Todas as 11 Portas Santas da Arquidiocese de Florianópolis foram fechadas neste último domingo, 13, já em preparação para o grande encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia em todo mundo.
Na Igreja Mãe da Arquidiocese, a Catedral, o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, presidiu o fechamento da Porta da Misericórdia, na Missa que foi concelebrada pelos padres, Philippe Roche, Ney Brasil, Luiz Chang, Frei Gunther Max Walzer, David Coelho e Dyego Delfino. O Pe. Pedro Martendal permaneceu atendendo confissões durante a Celebração Eucarística.
O vigário da Catedral, Pe. Dyego Delfino, comentou que na última semana, atenderam uma média de 80 pessoas diariamente, em busca de confissões. No domingo mesmo, foram dois horários de atendimento, das 07h30 às 11h30 e das 18h às 21h. “Foi uma experiência bastante positiva, o povo procurou participar desse momento com muita devoção, queriam passar pela Porta, receber a Indulgência, participar da Missa”, afirmou o Pe. Dyego.
Encerramento Ano Santo
No dia 20 de novembro, as 72 paróquias da Arquidiocese, as foranias, pastorais, movimentos, serviços, novas comunidades, o clero e as religiosas vão se encontrar para o encerramento do Ano Santo da Misericórdia, no Estádio Orlando Scarpelli, no Estreito, em Florianópolis.
A programação começa às 08h. Após a animação inicial, ocorre uma apresentação teatral das obras de misericórdia corporais e espirituais presentes na Arquidiocese, feita por instituições sociais.
Depois, o Arcebispo preside a missa solene de encerramento do Ano Santo. “Convido a todos para se fazerem presentes neste singular momento da nossa Igreja. Organizem suas caravanas. Faremos, com certeza, uma grande festa para o encerramento do Ano Santo da Misericórdia”, ressaltou Dom Wilson Tadeu Jönck.