Confira destaques da Semana Santa 2022

A Semana Santa de 2022 teve início no Domingo de Ramos, dia 10, e se estendeu até o domingo da Ressurreição, dia 17 de abril. Durante o período houve celebrações em diversas comunidades da paróquia, sendo a Matriz a igreja que recebeu maior número de fiéis.

Confira os destaques.

DOMINGO DE RAMOS: Abertura da Semana Santa

No sábado à noite, dia 09, houve a abertura da Semana Santa com missa e bênção dos ramos na igreja Matriz e nas capelas São José, Puríssimo Coração de Maria e São Bento. Já no domingo, foram realizadas quatro celebrações na Matriz às 08h, 10h, 18h e 20h, sendo a das 10h, presidida pelo pároco frei Rivaldo Vieira (OFMCap). Neste horário os paroquianos se reuniram na praça Santos Dumont para bênção dos ramos e em seguida se dirigiram em procissão até a matriz para a celebração do domingo da Paixão.

SEGUNDA-FEIRA: Atendimento de confissões

Nesta segunda ocorreu apenas atendimento de confissões nas capelas Puríssimo Coração de Maria, no Jardim Anchieta, e Santo Agostinho, no Pantanal.

TERÇA-FEIRA: Missa com atendimento de confissões

A terça-feira contou com reflexão penitencial, realizada por frei Rivaldo, seguida de missa e mutirão de confissões, na matriz. O frei levou os participantes a tomarem consciência sobre o que estão fazendo de suas vidas e como viverem melhor.

QUARTA-FEIRA: Celebração Penitencial Franciscana

Na noite deste dia, a matriz promoveu a Via-Sacra Franciscana. O momento teve como objetivo preparar os participantes para o mistério do Tríduo Pascal. Após o ato de espiritualidade, houve a santa missa.

QUINTA-FEIRA: Missa da Santa Ceia do Senhor e Lava-pés

Dando início ao Tríduo Pascal, a quinta-feira Santa iniciou com a renovação das promessas sacerdotais, ato realizado na missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral Metropolitana de Florianópolis. Os freis da paróquia marcaram presença e diante do arcebispo Dom Wilson Jönck também renovaram suas promessas.

À noite, na matriz da Trindade, aconteceu a missa da Santa Ceia do Senhor com o Lava-pés. No momento da homilia frei Rivaldo afirmou que devemos correr ao encontro desse mistério com toda alegria do mundo e se colocar a serviço os irmãos. “A estrada de Jesus passa pelos pés do outro, passa pelo servir ao irmão”, disse.

O ato do Lava-pés foi memorado com pessoas ligadas à educação, em alusão à Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema “Fraternidade e Educação”. Ao final da celebração aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento e os fieis puderam dedicar orações ao Senhor.

SEXTA-FEIRA: Celebração da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor

A caminhada penitencial abriu o dia oração, jejum e sacrifício. Às 6h da manhã, os paroquianos se concentraram na igreja Matriz e iniciaram a caminhada em direção ao Morro da Cruz. Todo itinerário foi percorrido com a meditação das estações da Via-Sacra e cantos penitenciais. Na chegada ao destino, outras paróquias se uniram aos paroquianos da Trindade e realizaram a meditação da última estação, finalizando o momento espiritual com a bênção dos freis.

Às 15h, teve início a Celebração da Paixão do Senhor, na matriz e nas capelas. Frei Rivaldo, ao presidir a celebração da matriz, afirmou que “às vezes, nós, diante de uma ameaça, não somos capazes de defendermos a fé e nos omitimos”. Segundo ele, São Francisco dizia para não temermos essa vida e enfatiza a necessidade de não ficarmos paralisados na morte, mas, sobretudo, ressuscitarmos na páscoa.

SÁBADO: Vigília Pascal

O sábado santo é marcado pela celebração da Vigília Pascal.

Na matriz, a vigília iniciou do lado de fora da igreja, com a benção do fogo novo, o acendimento e cravamento do círio pascal com cinco grãos de incenso, simbolizando as chagas gloriosas de Cristo. Em seguida, houve a procissão de entrada na igreja que estava escura, e o acendimento das velas dos fieis ao som da antífona “Eis a Luz de Cristo”. Chegando no presbitério, o círio foi colocado ao lado altar e aconteceu a proclamação da Páscoa.

Uma novidade deste ano na matriz foi a realização dos sacramentos em 14 crismandos, sendo que, dentre eles, 2 receberam também o sacramento do batismo e 7 da primeira eucaristia. Para o pároco, essa foi a primeira vez, em 26 anos de ministério, que ele realizou a missa da vigília administrando o sacramento da crisma. “Não teve como não tremer”, afirmou o frei.

Para João Flávio Vendruscolo, catequista que preparou os catequizandos, a celebração foi uma bênção. “Foi uma emoção muito grande, um momento muito especial viver isso no ápice da nossa fé, a ressurreição do Senhor”, comenta. Confira as imagens.

DOMINGO: Ressurreição do Senhor

Cristo Ressuscitou, Aleluia!

As missas do domingo de Páscoa aconteceram conforme os horários de costume na matriz e nas comunidades. O destaque deste dia fica por conta da mensagem de Páscoa dos freis capuchinhos para os paroquianos e a missa de envio das bandeiras do Divino Espírito Santo, ocorrida às 18h, na matriz, iniciando, oficialmente, a preparação espiritual para a Festa da Santíssima Trindade que acontecerá em junho.

Confira aqui a Mensagem de Páscoa dos freis.

Por José Allison Santos
Jornalista, MTB/SC 06273