Pular para o conteúdo

Confira na íntegra como foi o 4º Encontro Inter-Religioso

Confira na íntegra como foi o 4º Encontro Inter-Religioso

Encontro Inter-religioso na Paróquia SS Trindade

MAIS QUE TOLERÂNCIA, HOSPITALIDADE!

“O diálogo ecumênico e inter-religioso não é um luxo, mas é algo de que

o mundo, ferido por conflitos e divisões, precisa sempre mais.”

Papa Francisco.

Realizou-se, na noite do dia 11 de novembro, no auditório do Centro de Pastoral São Francisco de Assis, da Paróquia SS Trindade, o 4º. Encontro Inter-religioso, reunindo as três religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo. Estiveram representando essas religiões a Profa. Ethel Scliar, da Associação Israelita Catarinense, o Sheik Amin Alkaran, do Centro Islâmico de Florianópolis e o Pe. Joaquim, da Paróquia da Prainha e coordenador da Pastoral do Imigrante, além das presenças do Pastor Renatus Porath, coordenador da Comissão de Diálogo Inter-religioso da FACASC, Pe. Revelino Siedler e do Pe. Prim.

img_0359

Pe. Joaquim nos mostrou a alegria e o acolhimento com que a sua equipe recebe os imigrantes que chegam lá na Paróquia para o atendimento e encaminhamento. Veio acompanhado de um bom grupo de integrantes da sua equipe, sendo a secretária, um antropólogo, uma bolsista de Direito, um psicólogo, além de estudantes/imigrantes que o ajudam no dia-a-dia. É um trabalho árduo, em que precisa de muita ajuda da comunidade, com alimentos, fraldas infantis, móveis, utensílios domésticos, para que os imigrantes possam se acomodar, além é claro de trabalho para que possam se sustentar aqui no Brasil. Outro item importante que preocupa a Pastoral é a regularização da documentação dos imigrantes.

img_0341

 

A Prof. Ethel nos falou da igualdade que deve gerar fraternidade e acolhimento, mencionando o texto de Gn 1,27: Deus criou o homem a sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou.”

img_0378

 

O Sheik Amin nos falou na hospitalidade de Abraão, Gn 18, 1ss, e na hospitalidade praticada também no deserto, onde um hóspede não pode sair da tenda de um árabe sem ser atendido com alimentação e água. Contou-nos também uma história em que o dono da casa e sua mulher deixaram de comer para que o hóspede pudesse ficar satisfeito. E Deus viu isto e ele dará a sua recompensa.

Ao final de encontro, cada representante orou com a assembleia pela paz, pelo amor fraterno e para que, cada vez mais, pratiquemos a hospitalidade.

img_0344

Com alegria, a equipe do Pe. Joaquim encerrou rezando com toda a assembleia a Oração da Paz, de São Francisco de Assis e um grande OBRIGADO, BRASIL!

Veja todas as fotos aqui.