Pular para o conteúdo

Estudos Bíblicos – Aula Inaugural

Aula inaugural Estudo Bíblicos – 25.02.2016.

 

No dia 25 de fevereiro aconteceu no Auditório da Paróquia SS Trindade a aula inaugural do Curso de Extensão Estudos Bíblicos, promovido pela Paróquia em parceria com a FACASC – Faculdade Católica de Santa Catarina.

Com mais de 110 inscrições, tivemos a presença da Ir. Teresa Nascimento, Coordenadora dos Cursos de Extensão da FACASC, que abriu a noite com a sua mensagem de alegria da Faculdade Católica em atender os paroquianos da Trindade – um grande público se fez presente nesta aula inaugural. Segundo ela, aprendemos a degustar/saborear a Palavra de Deus para alimentar a nossa vida espiritual.

IMG_0017Pe. Vilson Groh fez a palestra da aula inaugural, com o tema Espiritualidade Bíblica.

Segundo ele, a Bíblia é composta por experiências do povo de Deus. Somos ali tocados pela dimensão do amor. Em muitas passagens, Deus vem ao nosso encontro – fomos encontrados por Ele. Ele nos amou por primeiro.

Numa das primeiras histórias que a Bíblia nos conta, em Ex 3, 7ss, é Deus que chama Moisés e se apresenta, vem ao encontro para atender aos chamados do seu povo. Deus oferece Aliança com o seu povo – Aliança de amor e de fidelidade.

As leituras do Tempo da Quaresma têm por finalidade nos levar a atitudes como o cuidado dos mais frágeis (a viúva, o órfão, os oprimidos), fazendo-nos presentes na vida dos que precisam. É a cultura do encontro que o Papa Francisco nos exorta a todo o tempo. Todas as vezes que não caminhamos generosamente em direção às pessoas estamos, na verdade, sonegando a elas porção generosa da misericórdia de Deus.

Segundo Pe. Vilson, o empobrecido é o Sacramento da Salvação. Nele podemos ver o próprio Cristo.

Quando a leitura e reflexão dos textos nos leva ao encontro do irmão, a partir da nossa realidade – fazendo uma visita a um idoso, levando conforto a uma pessoa doente, ajudando uma entidade que atende crianças – estamos levando a misericórdia de Deus a esse nosso irmão/ã.

A fé em Jesus deve nos levar a escolher Deus, a fazer a experiência do amor de Deus e a praticar essa fé na comunidade.

Diariamente precisamos alimentar a nossa fé na leitura da Palavra. Refletir o que a Igreja nos propõe na “Lectio Divina” e que esta reflexão nos leve à ação.

Muito importante a presença das mulheres na Igreja. Como apóstolas e seguidoras de Jesus, a elas foi dado o mandato da Ressurreição, quando “Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor” e as coisas que ele lhe disse. ” Jo 20, 18.

A nossa vida de fé deve ser expressão da nossa espiritualidade, buscada na Palavra de Deus, refletida e rezada diariamente, na missa dominical e diária, a convivência com o outro. Segundo o Pe. Vilson, quando eu comungo, eu me transformo em Jesus. E assim, Ele vai comigo onde eu for!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Confira as fotos do 1º encontro CLICANDO AQUI!