Estudos Bíblicos – 1º encontro – Introdução à Bíblia

IMG_0115 - CópiaProf. Celso começou fazendo uma apresentação da Bíblia na sua composição de Primeiro e Segundo Testamentos. Nestes dois âmbitos, Deus se revela ao seu povo.

Em algumas citações, vemos Deus próximo, como por exemplo:

Dt 11, 18ss – Coloquem estas minhas palavras no seu coração e na sua alma!

Dt 6,4 – Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Dt 30,14 – Rm 10,8 – Sim, esta palavra está ao seu alcance: está na sua boa e no seu coração, para que você a coloque em prática.

Jr 15, 16a – Quando recebi as tuas palavras, eu as devorava.

Is 55, 6ss – Procurem o Senhor enquanto ele se deixa encontrar; chamem por ele enquanto está perto.

A Palavra de Deus é palavra de reconciliação: 2 Cor 5, 17ss – Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu.

De Gênesis a Apocalipse, Deus se revela, mostrando um mundo paz e relações de harmonia.

No segundo relato da Criação, a serpente é símbolo da monarquia/poder. E esse poder é aquele que traz a desarmonia com Deus.

Ao longo dos relatos nos diversos livros da Bíblia, Deus suscita caminhos diferentes e vai mostrando a sua misericórdia. Todos os fatos que geraram os textos bíblicos foram transmitidos oralmente por várias gerações antes de serem escritos. Os escritor bíblico e/ou a comunidade que escreve tem sempre uma forte razão para mostrar como Deus se manifesta e como o homem aceita ou rejeita o chamado que o Senhor lhe faz.

A Bíblia é composta do PENTATEUCO = Torá, os Livros Históricos, Livros Poéticos e Sapienciais e Livros Proféticos no Primeiro Testamento. No Segundo Testamento podemos falar em Evangelhos, Atos do Apóstolos, Cartas Paulinas, Carta aos Hebreus e Epístolas Católicas e Apocalipse.

Cada texto pode ser estudado sob vários ângulos: análise literária, hermenêutica (mensagem para hoje), exegese bíblica (análise teológica), etc. Em cada texto, existe um êxodo: uma saída e um caminho.

Os textos da Bíblia são fruto de maturidade, reflexão, reescrevidas e interpretadas à luz dos acontecimentos na comunidade.

Na Lectio Divina, a Igreja nos ensina os passos da oração com a Palavra de Deus:

Leitura, Meditação, Oração, Contemplação.

Em Gênesis, vemos a pessoa de Abrão. Depois que ele começa a se relacionar com Deus, Deus muda o seu nome para Abraão (nome que representa a comunidade).

Também em Gn, o Senhor muda o nome de Jacó para Israel = aquele que lutou com Deus. Ele será o pai das 12 tribos.

O Êxodo e o sistema de tribalismo implantado por Jacó vão se tornar modelo de comunidade, de fraternidade. A partir da Família, que formam Clãs, que formam Tribos e a União das tribos aparece a contraposição deste sistema, que é o sistema do Rei Salomão, no modelo da pirâmide: no alto o rei e sua família, no meio da pirâmide os funcionários do palácio e suas famílias e na base está o povo que serve o reinado, trabalhando e pagando impostos.

Os Livros Proféticos nos mostram a missão dos profetas, que denunciam as injustiças, a escravidão, e anunciam a vinda do Messias.

Dentro do grande grupo, ao final de cada aula, o Prof. Celso abriu para perguntas e debates.

Aulas muito esclarecedoras. Agora é aguardar o mês de abril!

Até lá!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Confira as fotos das aulas clicando embaixo!

Fotos > AULA DIA 02/03

Fotos > AULA DIA 03/03