Pular para o conteúdo

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

blur-1867402_960_720

Teremos um encontro especial no dia 11 de maio, após a missa das 18h, na Matriz Santíssima Trindade.

Todos os anos a Igreja celebra o dia de oração pelas vocações. Esse dia sempre é celebrado no quarto domingo depois da páscoa, por um motivo muito especial, nesse dia o Evangelho é do Bom Pastor. Esse ano será no dia 12 de maio.

Mas qual o sentido do Evangelho do Bom Pastor com as vocações?

É muito importante recordar que quando falamos de vocações, estamos falando de um chamado de Deus, seja para a vida sacerdotal, para a vida religiosa, para o matrimônio ou para o laicato. Todas as pessoas são chamadas por Deus para alguma dessas vocações, e ao aceitar sua vocação cada pessoa passa a fazer parte de uma comunidade que juntas são o rebanho de Deus.

A parábola do Bom Pastor conta sobre o esforço que um pastor faz para encontrar uma ovelha perdida; esse é o cuidado e o carinho que Deus tem por cada filho seu, cada vocacionado. Não importa quantas ovelhas o pastor tem no seu rebanho, importa que ele não quer perder nenhuma. Do mesmo modo, não importa quantas pessoas fazem parte da comunidade, Deus não admite perder um filho seu. Nesse dia a Igreja com grande fervor se reúne para rezar por todas as vocações. A Igreja não está completa se não tiver santos sacerdotes, religiosos, leigos, ou santas famílias.

Esse dia traz um grande ensinamento para todas as pessoas, que é o de se colocar no lugar do outro. A parábola do Bom Pastor traz um grande compromisso social, pois, o rebanho permitiu que uma das suas ovelhas se perdesse. Onde estavam as 99 ovelhas enquanto aquela estava se desviando do caminho? Pior do que isso seria o rebanho julgar e não aceitar a pobre ovelha de volta. Quando uma vocação não encontra um lugar dentro da comunidade, ela vai procurar outros lugares que a acolham.

A ovelha perdida muito provavelmente tenha voltado suja, machucada, arredia e assustada; isso deve ter exigido muita paciência e compreensão por parte do rebanho. O Pastor trouxe de volta a ovelha, mas é compromisso do rebanho fazer com que ela se sinta de novo parte daquele redil. Quando existe amor e acolhida dentro de uma comunidade, ela se torna espaço de encontro e de cura.

Que Deus nos ajude a praticar o amor e a misericórdia, pois essa é nossa primeira e fundamental vocação, assim teremos santas vocações!

Por Frei Kleber Moresco