Era do Rádio: espetáculo beneficia projetos sociais da Paróquia da Trindade

Por José Allison Santos

Nos dias 1 e 2 de novembro, a Rádio Udesc FM de Florianópolis celebrou 25 anos. Para comemorar a data, a emissora realizou o espetáculo beneficente “Era do Rádio”, em prol de 500 crianças assistidas pela Casa da Criança, Casa São José e Creche São Francisco de Assis, entidades pertencentes à Rede de Projetos Sociais da Paróquia Santíssima Trindade, em Florianópolis.

Produzido pelos alunos do Centro de Arte, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o evento aconteceu no Teatro Ademir Rosa (CIC), na capital do estado e contou com duas apresentações (uma para cada dia) da Orquestra Acadêmica Udesc e das bandas Madrigal Udesc, Big Band Udesc, Orquidália, Grupo de Samba Doce Refúgio e Cesto Empírico, surpreendendo o público com sucessos musicais transmitidos nas emissoras de rádio de todo o país entre os anos 60 e 80.

Para Cristina Emboaba, professora e produtora musical do espetáculo, a apresentação coroou todo o processo de montagem do show. ”Depois de dois anos afastados do palco, sem a música em grupo, retomar esse equilíbrio com o empenho de todos em construir arranjos para esses grupos, especificamente nesse repertório, e ver a interação que funcionou, é muito bom, muito prazeroso”, afirma. Ela acrescenta que foram cerca de seis meses de preparação dos alunos para a apresentação.

“É sempre bom e divertido e muito tenso ao mesmo tempo”, comenta Fernando Bresolin, produtor artístico do evento. Segundo ele, mais de 80 pessoas estiveram envolvidas na composição do musical e sempre há um momento de apreensão no fazer artístico. No entanto, ele afirma que isso é uma oportunidade dos alunos entenderem como funciona um espetáculo desse porte. “Acima de tudo, é muito prazeroso ver o resultado no palco”, enfatiza Bresolin.

Para o diretor da Rádio Udesc FM, Ivan Luís Tonon, foi uma honra estar em conjunto com os acadêmicos e professores da Udesc, comemorando este jubileu de prata. “É uma coisa que soma esforços em prol do que a gente já construiu até o momento e o que a gente quer e vai construir pra frente”, diz.

Ivan ressaltou também sobre a importância da arrecadação de leite e da receita com a bilheteria. Logo após o evento, cerca de 800 litros de leite foram distribuídos para as três casas da Rede de Projetos da Ação Social da Trindade que atendem crianças em vulnerabilidade social nos bairros adjacentes ao campus da Udesc da capital.

Agradecimentos

Frei Rivaldo Vieira (OFMCap), pároco da Paróquia da Trindade e presidente das entidades beneficiadas, agradeceu pela arrecadação realizada no evento e, principalmente, pela visibilidade que o evento trouxe aos projetos sociais da paróquia. “Quero aqui agradecer de uma maneira toda especial, ao Ivan, diretor da Rádio Udesc FM, por todo o empenho da equipe na organização do evento. Também a Dyana, assistente social da paróquia, e toda a equipe paroquial que se envolveu nesta organização. Deus abençoe a todos!”. O sacerdote parabeniza a Rádio Udesc pelos 25 anos junto ao povo e diz estar confiante de que haverá outros eventos que venham a ajudar as crianças dos projetos sociais da paróquia.

Confira as imagens do espetáculo.

Fotos: Rafael Callegaro e José Allison