Fazenda da Esperança recebe o Primeiro Encontro das Entidades e Ações Sociais da Arquidiocese de Florianópolis

Durante a manhã da última quinta-feira, 10, a Fazenda da Esperança acolheu o primeiro Encontro de 2022 das Entidades e Ações Sociais da Arquidiocese de Florianópolis – Forania Norte. O evento foi promovido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) com o apoio da Ação Social da Trindade e da Fazenda da Esperança.

Após dois anos de pandemia, essa foi a primeira reunião presencial com os líderes das pastorais sociais da forania. Entre os assuntos deliberados estavam a confecção da quarta edição da revista sobre a dimensão social da arquidiocese, a prestação de contas do Fundo Arquidiocesano da Solidariedade (FAS) referente ao ano de 2021 e orientações para participação das entidades no edital de seleção de projetos em 2022, e o retorno das pastorais sociais nos fóruns de políticas públicas da capital.

Segundo o secretário executivo da ASA, Fernando Anísio Batista, é uma alegria reunir as Ações Sociais no formato presencial. Isso favorece o conhecimento do trabalho social das paróquias e gera o fortalecimento de cada grupo e pastoral participante do encontro. A mesma alegria é compartilhada por Frei Rivaldo Vieira, OFMCap, pároco anfitrião, que diz se sentir feliz com a presença de quase a totalidade das paróquias da forania, faltando apena uma.

Entre as pautas discutidas estava o retorno da inserção das Ações Sociais e Entidades aos fóruns de políticas públicas. A assistente social da Ação Social da Trindade, Dyana Ayres dos Santos Carvalho, disse que o engajamento nos fóruns se faz necessário para que não haja retrocesso das políticas públicas de atendimento e monitoramento dos assistidos nos diversos projetos sociais do município. De acordo com o secretário executivo da ASA, as instituições da arquidiocese não devem trabalhar de forma isolada, mas em conjunto com outras entidades sociais, devem promover a defesa da dignidade humana e os valores evangélicos dentro da política pública de assistência social.

Padre Celso Antunes Duarte, pároco do Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, afirmou que participar destes fóruns é uma obrigação nossa se quisermos ter de volta o espaço perdido por causa da pandemia. Ele também expressou o contentamento em ver a comunhão dos participantes do encontro. “Estamos vivendo a ‘sinodalidade’ que pede o papa Francisco e isso está acontecendo aqui nas nossas ações sociais”, comenta.

Por fim, a responsável local da Fazenda da Esperança, Maria Helena de Souza Oliveira, expressou estar muito grata por acolher esse encontro e receber pela primeira vez a Ação Social Arquidiocesana. “Penso que de agora pra frente haverá mais esperança e as coisas irão dar certo”, enfatiza.

Saiba mais sobre a Fazenda da Esperança. Entre em contato e agende sua visita: (48) 3234-0825.

Por José Allison Santos
Jornalista, MTB/SC 06273