Festa do Batismo do Senhor: hoje tem missa na matriz

Hoje, 9 de janeiro, a Igreja celebra a Festa do Batismo do Senhor. A fim de proporcionar a vivência da espiritualidade desta festa litúrgica aos paroquianos, excepcionalmente, nesta segunda-feira (9), a Paróquia Santíssima Trindade estará ofertando uma missa, às 19h, na igreja Matriz da Trindade. Participe!

Sobre a Festa do Batismo do Senhor

A Igreja do Oriente já celebrava a Epifania e o Batismo de Jesus, no ano 300, em 6 de janeiro, enquanto a Igreja do Ocidente comemorava esta festa apenas na Liturgia das Horas. Em 1969, com a Reforma litúrgica, esta festa foi marcada no Domingo após a Epifania. Onde a Solenidade da Epifania não puder ser celebrada no dia 6 de janeiro, pode ser no domingo entre 2 e 8 de janeiro e a Festa do Batismo, na segunda-feira após a Epifania. Com esta festa, termina o ciclo de Natal, embora permaneça a possibilidade de celebrar, em 2 de fevereiro, a Apresentação do Senhor ao Templo, “Luz dos povos” (também conhecida como festa das “Candeias”).

Fonte: vaticannews.va