Pular para o conteúdo

Fraternidade Santa Rosa de Viterbo fala sobre a visita da Relíquia de São Francisco de Assis

Por Ana Maria Faria Dutra 
Fraternidade Santa Rosa de Viterbo

Na data de 13 de julho de 2022, a Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, na pessoa de sua Ministra Ana Maria Faria Dutra, recebeu da Fraternidade São Francisco das Chagas a Capelinha com a imagem e a Relíquia de São Francisco de Assis, momento precioso para a nossa Fraternidade que contou também com a presença do Frei Pedro Paulena Jr., nosso Assistente Espiritual, D. Ida Missel, nossa Formadora, nossa Vice-Ministra Luzia Rosa de Oliveira, nossa irmã professa Animadora Fraterna da Jufra Carmen Souto e nossa formanda Carla Pandolfo e a Irmã Catarina de Faveri – Irmã Catequista Franciscana de nossa comunidade paroquial.

Em seguida, saímos para a primeira visita da programação da peregrinação da Relíquia, no Colégio Menino Jesus, dirigido pelas Irmãs Franciscanas de São José.  Lá fomos acolhidos pelo Coordenador de Pastoral Joel Spcart, que animou e cantou com cerca de 50 alunos, na faixa etária dos 4 aos 6 anos, que participaram ativamente, rezando, cantando e fazendo perguntas sobre a capelinha e sobre a Relíquia.  Frei Pedro animou o momento de oração e abençoou fraternalmente todos os integrantes da escola.

A seguir, fomos na Casa da Criança do Morro da Penitenciária, uma das obras sociais da Paróquia Santíssima Trindade e que atende crianças da comunidade do Morro da Penitenciária no contraturno escolar, com alimentação e atividades escolares e esportivas.  A coordenação apresentou a eles no dia anterior à visita, um filme da vida de Francisco. Irmã Catarina contou a história de Francisco e o lobo de Gubio, buscando aplicá-la para a vida prática. Foi escutada atentamente por todos.  Em seguida todo o grupo de alunos presentes apresentou uma linda coreografia da Oração de Francisco. Foi um momento muito especial, com a participação das crianças e jovens que lá estavam, além do corpo diretivo da Casa que participou ativamente do momento, o qual agradeceram muito por estarmos lá.

À tarde do dia 13, a Capelinha e a Relíquia fizeram uma linda visita no Hospital Universitário da UFSC, onde percorreram corredores, abençoando e levando a mensagem de paz de Francisco, juntamente com o voluntariado da Associação Amigos do HU, entidade vinculada à Paróquia. A Capelinha circulou na clínica cirúrgica, na UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, no setor de hemodiálise e em alguns quartos, onde os pacientes e acompanhantes puderam pedir graças e se emocionar com a presença forte de Francisco num momento de doença e dor, trazendo alívio e esperança de melhoras e breve volta para casa. Após a visita, foi celebrada a Santa Missa com a presença da Relíquia e a participação do voluntariado, na Capela do HU/UFSC.

Às 17h, nossos irmãos Leonardo Rangel, Carmen, juntamente com a Irmã Catarina estiveram na Fazenda da Esperança, entidade de apoio e recuperação a adictos de drogas e álcool, localizada dentro da nossa Paróquia e que tem como cerne a espiritualidade franciscana, de maneira especial a pobreza, para um momento de benção e alegria com a presença de São Francisco. Leonardo contou sua experiência em visita a Assis e o grupo de mulheres presentes participou com muitas perguntas buscando inspiração em São Francisco para suas vidas.

Às 19h, tivemos na Matriz da Igreja Saníssima Trindade, a Santa Missa com a Família Franciscana e a comunidade, animada pelo nosso Formando Paulo Francisco.  Frei Rivaldo Vieira, OFMCap, fez uma bela homília, destacando a importância da Ordem Franciscana Secular ao longo desses 800 anos de celebração da nossa Regra e Vida e convidando a todos a conhecerem e participarem da OFS, como caminho espiritual e de vida simples, seguindo Jesus, pobre, humilde e crucificado ao modelo de São Francisco.  Foi feita a leitura de um trecho das Fontes Franciscanas – Fioretti, 16, em que Francisco prega no castelo Sarvuniano e todos querem segui-lo. Neste momento, Francisco pensa na criação Ordem Terceira, destinada aos leigos que querem seguir Jesus como ele.

Após a Missa, a JUFRA – Juventude Franciscana – fez o seu momento de estar com São Francisco, revivendo os momentos importantes da conversão do Santo e trazendo para todos nós os mesmos questionamentos e nos colocando em reflexão de vida e história. Participaram: a Gabriela – Secretária Nacional de Formação da JUFRA e membro da JUFRA Felipe Viveiros da Rocha (Trindade), a Andrissa, Frei Rondinele – Assistente da Jufra, e muitos outros membros e também membros da OFS e da comunidade – simpatizantes de São Francisco.  O formando da OFS Paulo participou animando com cantos franciscanos neste momento tão bonito e significativo para todos da JUFRA e OFS.

Nessa noite, a Capelinha pernoitou na Capela interna da Casa Paroquial.

No dia 14 de julho, quinta-feira, a Capelinha com a Relíquia e Imagem de São Francisco esteve no Convento das Irmãs da Divina Providência, da Trindade, com a Santa Missa presidida pelo Frei Pedro, e estando presente a Ministra Ana e nossa irmã Carmen. Momento bonito para as irmãs que agradeceram a visita, fizeram também seus pedidos. Muitas irmãs idosas neste local que as acolhe para cuidar delas em sua fase de aposentadoria e doenças. Foi muito bom estar com elas, que valorizaram muito a nossa presença e iniciativa de levar a Relíquia até lá.

Às 9h, estivemos na Creche São Francisco de Assis, também assistida pela Paróquia e que acolhe crianças de 3 meses a 7 anos.  Foi um momento muito bonito de participação das crianças, que cantaram e escutaram parte da história da vida de São Francisco, animada por irmã Catarina com os bonecos de fantoches, representando São Francisco e Santa Clara.  Frei Pedro fez uma bonita oração com eles que, um a um, passaram à frente da Capelinha para ver de perto São Francisco, que é também o seu padroeiro. Ao final da visita, a direção da Creche fez um lindo depoimento de que “São Francisco não nos falta, São Francisco está sempre conosco quando pedimos a sua ajuda para manter o nosso trabalho e alimentar estas 110 crianças que diariamente passam por aqui!!”  Que saibamos também todos nós agradecer a presença e força que recebemos todos os dias de nosso Pai Seráfico, São Francisco de Assis!

Às 10h, a Capelinha foi fazer uma visita na casa das Irmãs Catequistas Franciscanas, que rezaram pedindo vocações para a sua Congregação, saúde para as suas irmãs e para o mundo.

Às 14h, a ministra e a irmã Carmen foram até a Casa São José, que funciona também com o contraturno escolar na Comunidade da Serrinha, dentro do território paroquial da Trindade.  Lá, na Capela São José, tivemos um bonito momento com um grupo de 22 crianças e suas professoras, que conosco cantaram, levaram seus “corações” com agradecimentos pessoais e os depositaram aos pés de São Francisco. As crianças prepararam corações, que depois depositamos na urna de pedidos da Igreja Matriz. Fomos muito acolhidas pela direção e pelas crianças que rezaram conosco e fizeram muitas perguntas.

Às 15h, iniciamos na Igreja Matriz a Exposição da Capelinha e da Relíquia para a comunidade fazer as suas orações pessoais junto a São Francisco.  Tivemos a presença de muitos fieis, jovens e adultos, que foram lá para estar com São Francisco.  Também o grupo do Apostolado da Oração, que se reúne todas as quintas-feiras para o seu trabalho social, de artesanato e convivência fraterna, lá esteve para a sua oração. A ministra fez uma breve explicação sobre a OFS e para quem se destina e então cantamos a Oração da Paz, atribuída a São Francisco, além de outras orações e pedidos.

Às 17h20, com a disponibilidade de nosso irmão Leonardo Rangel em nos acompanhar, a ministra Ana Dutra, a irmã Carmen e a Irmã Catarina, partimos para Balneário Camboriú, levando a preciosa Capelinha e a Relíquia de São Francisco de Assis para os nossos irmãos da Fraternidade Luchésio e Buonadona, entregue ao irmão Márcio Antonio Reiser, responsável local pela peregrinação. É bonito ver a espera dos irmãos (assim como também nós quando a recebemos!), perceber a sua alegria e expectativa em bem fazer a peregrinação e poder levar a mensagem de Francisco a tantos quantos se possa, no lugar e no momento que estamos vivendo.

Que os nossos irmãos e todos que vão receber esta preciosa Relíquia possam bem viver estes poucos dias com intensidade e muita alegria!

PAZ E BEM!