Generosidade, simplicidade e esperança marcam celebração da Vigília do Natal do Senhor, na Matriz

A celebração da Vigília do Natal do Senhor, realizada na Igreja Matriz da Paróquia Santíssima Trindade, foi marcada pela reflexão a cerca da generosidade, da simplicidade e da esperança. Durante a homília, o pároco, Frei Rivaldo Vieira, OFMCap, observou que a celebração do Natal é um encontro com o Divino que transformou as nossas vidas. Deus desceu dos céus e assumiu a nossa condição humana, nascendo numa manjedoura para nos mostrar que a simplicidade, a humildade e a pequenez é a realidade do que somos.

Relembrou a todos que quando olhamos para um bebê, ou até mesmo uma grávida, enchemo-nos de esperança e de alegria. porque a vida fala por si mesma e que, por isso, Deus quis se encarnar no seio de uma mulher (Maria) e se manifestar de modo simples. Sendo assim, a expressão de um sorriso, um acolhimento, um gesto de amor e de paz entre nós, deve trazer alegria e esperança para nossas vidas.

Frei Rivaldo enalteceu a comunidade paroquial pelos inúmeros gestos de generosidade de muitos paroquianos que tiveram a coragem de deixar de lado a vaidade, o orgulho, as ambições e as paixões e foram capazes de materializar o amor através da doação das cestas de alimentos.

Ainda em sua homília, o pároco, convidou todos a celebrar o Natal como uma noite de luz. Noite de, em família, meditar o mistério do nascimento do Menino Jesus, que tirou aqueles que andavam na escuridão e agora podiam ver a Luz. “A Luz brilha na nossa fé. Seja você a luz do Natal na sua família, no seu bairro, onde quer que você esteja”, afirmou Frei Rivaldo. Convocou ainda os paroquianos a saírem de si e, com muita convicção, anunciarem Jesus no presépio e a transmitirem esperança. “Sejamos homens e mulheres da esperança”, finalizou.

Natal solidário e generoso

Na semana que antecedeu as celebrações de Natal, a Ação Social Paroquial realizou na comunidade do Morro do Quilombo, a distribuição de mais de 300 cestas básicas. As doações foram realizadas pelos paroquianos e serviram para amenizar a fome das pessoas carentes da região. Tal ação manifesta o Natal do Senhor. “Isso é Natal! Jesus nasceu na vida desse povo. Jesus foi luz na escuridão, nas trevas do sofrimento dessas famílias. E Jesus também foi luz na vida que doou”, comenta Frei Rivaldo.

Confira abaixo, as fotos da celebração: