Gratidão marca despedida de Frei Evandro e Frei Carlos na Paróquia Santíssima Trindade

Neste domingo, 18 de janeiro, a Celebração Eucarística das 18h foi marcada pela despedida de Frei Evandro Aparecido de Souza, OFMCap, que desde fevereiro de 2018 é pároco da Paróquia Santíssima Trindade e de Frei Carlos Alberto David, OFMCap, residente na fraternidade, como é chamada a comunidade paroquial franciscana, desde 2012, onde desempenhou, como religioso consagrado, as mais diversas funções.

A celebração contou com homenagens e entrega de presentes aos freis. Também foram direcionadas palavras de agradecimento pelos integrantes de congregações e trabalhos sociais assistidos pela paróquia, assim como comunidades, pastorais e movimentos.

A igreja estava ornamentada com itens que lembravam a trajetória dos freis durante a permanência na paróquia, cartazes com fotos e um Tau, símbolo franciscano, com a palavra “gratidão” sobre ele. Palavra esta, citada pelos freis como resumo de todo este convívio, no momento em que tomaram a palavra ao fim da celebração.

Frei Carlos, dirigiu seus agradecimentos a todos. Lembrou que aprendeu muito nos nove anos de trabalho junto à paróquia e que se sentiu acolhido pelo povo de Florianópolis. Ao se despedir, pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida sobre os presentes.

Frei Evandro, por sua vez, falou que a vida é repleta de chegadas e partidas. Que a chegada é repleta de alegria e entusiasmo, mas que a partida é marcada pelo aperto no coração, pela voz embargada e pelas lágrimas que caem, ainda mais quando esta partida vem de um chamado repentino, nesta nova tarefa designada pelos irmãos, freis capuchinhos da província da qual faz parte.

Lembrou das raízes de sua vocação sacerdotal, que se fez presente na Santíssima Trindade, onde realizou seus estudos de Teologia e que ficou muito feliz ao se tornar pároco desta paróquia tão importante em sua caminhada.

Relatou três pontos importantes na vida da paróquia: a importância da Iniciação à Vida Cristã, como base da evangelização da Igreja; a Liturgia, que é o meio que nos liga a Deus; e a Caridade, presente na paróquia e exercida de forma exemplar, ainda mais neste tempo de pandemia.

Citou ainda as contribuições durante sua administração, em conjunto com toda a equipe paroquial, de religiosos e leigos que o assessorou. A evolução da Pastoral do Dízimo, as resoluções da Ação Social Paroquial e as futuras construções nas comunidades de Nossa Senhora de Guadalupe e São Francisco de Assis.

Encerrou suas palavras por convocar os paroquianos a continuarem seu serviço na Igreja, com a mesma dedicação que encontrou ao chegar. Revelou, que em todas as missas, durante a purificação dos objetos litúrgicos, se perguntava se estava cuidando do povo de Deus com o devido carinho e atenção, na esperança de ter recebido esta graça a cada dia. Emocionado, agradeceu a todos, com a certeza de ter amado a cada um e de ter sido amado por todos.

A Paróquia Santíssima Trindade é administrada pelo freis da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, OFMCap, da Província São Lourenço de Brindes, com sede em Curitiba-PR. Durante a celebração do XVIII Capítulo Provincial, em dezembro último, Frei Evandro foi eleito entre os membros do conselho que acompanha o Ministro Provincial, também eleito nesta ocasião.