Info Fraternos N° 240

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

Comunidades para a missão

O testemunho da comunidade cristã é missionário quando ela assume os compromissos que colaboram para garantir a dignidade do ser humano e a humanização das relações sociais. O testemunho é anterior ao discurso e às palavras, pois é por si uma proclamação silenciosa, mas também muito clara e eficaz da Boa-Nova e é um elemento essencial na missão de evangelizar.

A missão supõe testemunho de proximidade que entranha aproximação afetuosa, escuta, humildade, solidariedade, compaixão, diálogo, reconciliação, compromisso com a justiça social e capacidade de compartilhar, como Jesus fez.

A missão requer o anúncio explícito da Boa-Nova de Cristo, isto é, o querigma: anunciar Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado. Esse anúncio não pode ser pressuposto, nem mesmo entre os membros da própria comunidade. Há pessoas na comunidade que perderam o brilho da fé, vivem um testemunho opaco e uma missão tímida.

O estado permanente de missão supõe que a comunidade cristã tenha consciência de que ela é por sua natureza, missionária e precisa ser constantemente missionada, isto é, precisa renovar-se sempre diante dos novos desafios que enfrenta no confronto com o mundo e na relação entre seus membros. Para ser missionária, a paróquia precisa ir ao encontro das pessoas. A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor, e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva.

(CNBB. Doc nº 100)

Avisos:

Encontro em preparação ao Batismo e Matrimônio – A Paróquia oferece um encontro para os pais que tem filhos para batizar e não são casados no religioso. É uma preparação para os dois sacramentos e será no dia 25 de outubro. Informações e inscrição na secretaria paroquial.

Encontro de estudo inter-religioso – Haverá mais um encontro das religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, com palestra de um representante de cada uma delas. O tema: Tolerância: por uma cultura do diálogo. Será no dia 12/11- às 19h30. E no dia 13/11 será feita uma celebração pela paz com participação das mesmas religiões. Local: Auditório da Paróquia da Santíssima Trindade.

Primeira Eucaristia

25/10 – sábado – 10h00 – Confissões catequizando na Comunidade N. Sra.

25/10 – Sábado – 18h00 – Matriz – Primeira Eucaristia e Crisma para Catequizandos adultos.

26/10 – Domingo – 10h00 – Primeira Eucaristia na Comunidade N. Sra.

Reuniões:

22/10 – quarta feira – 19h30 – Centro de Pastoral. Reunião Conselho de Pastoral paroquial.

23/10 – quinta feira – 19h30 – Centro de Pastoral – Reunião das Equipes de

Convites: A Associação dos Amigos do Hospital Universitário convida para missa em ação de graças pelos 30 anos de serviços prestados naquele hospital pelos voluntários. Será na igreja matriz, no dia 24/10 às 19h30.

Fazenda da Esperança, convida para um almoço comemorando a festa de S. Francisco e os 15 anos da Fazenda em Florianópolis. Será no dia 16/11, lá mesmo na Fazenda e o ingresso pode ser adquirido na secretaria paroquial e nas missas aos domingos.

Encontro de Experiência de Deus

Nos ajuda a recuperar forças, curar feridas,traumas, analisar o próprio ser, a luz de diversos temas que nos levam a um verdadeiro Encontro conosco e com nosso CRIADOR.

De 28 de novembro a 03 de dezembro (5 dias) Retiro de silêncio do Frei Ignácio Larrañaga

Local: Recanto Champagnat, no alto do morro da Lagoa da Conceição – Florianópolis – SC Aberto a leigos e religiosos. Informações:Flora.mamc@hotmail.com

Demonstrativo Mês de Setembro:

DEMONSTRATIVO SETEMBRO 2014