Info Fraternos nº 256

DOMINGO DE RAMOS

PAIXÃO

Estamos celebrando a semana da Paixão do Senhor. No seu significado mais usual paixão sugere emoção ou sentimentos intensos, amor ardente, afeto dominador. Somente uma paixão muito intensa pela humanidade e pelo Pai podia sustentar Jesus no sacrifício da cruz. Nestes dias da semana santa queremos acompanha-lo contemplando não apenas seu sofrimento externo, mas seus sentimentos interiores. Não a intensidade dos açoites, mas a intensidade do seu afeto. A nossa devoção não é pelas chagas, mas pelo ânimo com que as suportou. Mais do que um rosto desfigurado, uma cabeça coroada de espinhos, um corpo torturado queremos descobrir uma alma forte e inquebrantável.
Esta leitura da Paixão nos leva a um homem “que prega e vive o amor, a possibilidade do recomeço, uma nova oportunidade. Jesus quer resgatar as pessoas, não puni-las. Ele veio ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvar o mundo”. À violência com que lhe arrebatam a vida ele responde com atitudes de amor, perdão e súplica ao Pai em favor deles. A quem o condena à mais infamante das mortes ele oferece a salvação. Os primeiros a quem oferece a vida são aqueles que lha tiram. A espiral da violência que nasce naqueles corações invejosos e vingativos é cortada por um coração cheio de misericórdia e compreensão.Jesus enfrenta os inimigos não com as armas que eles usam, mas com as armas do perdão oferecido gratuitamente a eles. Ele os vence não com enfrentamento e resistência, mas deixando-se vencer pela sua aparente fraqueza. De humilde figura de réu começa a crescer e toma a estatura moral de juiz. Às ridículas e caluniosas palavras de acusação responde com um imperturbável silêncio que os confunde. À sanha e sede de sangue e morte ele opõe atitudes de mansidão e doçura.

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA 2015

15h – Paixão do Senhor
nas comunidades: Matriz / São Bento
19h – Procissão do Senhor morto –
(da Guadalupe para a São Bento)
19h30 – Procissão do Senhor morto e da Senhora das Dores- Divina Providência para Matriz

04/04 – SÁBADO SANTO VIGÍLIA PASCAL
18h – Puríssimo Coração de Mª
19h30 – Matriz
19h30 – São José

05/04 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Missas em horários normais na Matriz e Comunidades.

*Confissões:
-Dia 31/03(Ter), 01(Qua) e 02/04(Qui) das 9h às às 11h, e das 14h às 17h nas secretaria paroquial na Trindade.

-Dia 03/04 (Sexta) das 9h às 12h na igreja Matriz.

AVISOS SEMANAIS

*Caminhada penitencial – Será na Sexta-feira Santa (03/04), terá saída às 6h da Igreja Matriz até o Morro da Cruz, convidamos a comunidade a participar desse momento de fé.
*Ceia do Senhor – Os ministros da Comunhão Eucarística são convidados a participar de uma missa especial celebrando a instituição da Eucaristia no dia 02 de abril (Qui) na matriz às 19h30. Em seguida participam de uma confraternização.
*Coleta para os lugares santos – A Igreja pede ofertas especiais feitas pelos fiéis nas celebrações da sexta feira santa (03/04) em favor dos lugares santos, mantidos em Israel por religiosos e leigos com muitas dificuldades.
*Envio da Bandeira do Divino – No próximo domingo (05/04) dia de Páscoa será feito o envio das bandeiras do Divino que vão percorrer as casas de várias comunidades em preparação à festa da Santíssima Trindade. Será no final da missa das 18h00.
*Encontro de formação para lideranças – Convidamos os fiéis da paróquia que queiram participar da formação cristã e evangélica. Estamos refletindo sobre a exortação do “A alegria do Evangelho” com assessoria do Pe. Vilson Groh. Será no dia 08 de abril (Qua) às 19h30 no Centro de Pastoral e a partir do estudo continuamos as visitas missionárias à comunidade N. Sra. Aparecida.
*Brechó Especial de Inverno – Dia 11 de Abril(Sábado), das 7h às 12h no Centro de Pastoral. «Traga sacolas»
*Site da Paróquia – A paróquia mantem um site que pode ser acessado para ter informações, saber das atividades, acompanhar celebrações e eventos com fotos e textos atualizados. Pedimos que os fiéis acompanhem a caminhada da paróquia por esse meio, e esperamos contribuições, sugestões, críticas e outras formas de colaboração. Para acessar: www.paroquiadatrindade.com