Info Fraternos nº 259 – 3º Domingo da Páscoa

RECONHECERAM JESUS A PARTIR DO PÃO!

Depois de haver percorrido longo caminho com os dois discípulos e explicar-lhes as escrituras Jesus senta-se à mesa com eles. Ele prepara o grande momento, o epílogo desta liturgia que vem celebrando com eles. É ele que preside a ceia como fazia o pai de família. E chegada a hora, ele o verdadeiro sacerdote, “tomou o pão e o abençoou, depois o partiu e deu a eles”. Faz os mesmos gestos e repete as mesmas palavras da última ceia na quinta feira antes da sua paixão (Lc 22, 19). A mente ia se abrindo ao ouvirem as escrituras e os seus corações ardiam. Mas os olhos ainda estavam como que fechados. Viam Jesus, mas não o reconheciam. Só agora os olhos dos discípulos se abrem e reconhecem o Senhor. Na oração de benção e ação de graças e, sobretudo, no partir o pão Jesus se identifica. Cai o véu, dissipam-se as dúvidas, acaba o mistério. Aquele estranho agora se revela como o Senhor e o Cristo. É ele o Mestre ressuscitado.
As palavras pronunciadas sobre o pão têm o poder de muda-lo em seu próprio corpo e também de mudar aqueles “homens sem inteligência e lentos para crer”. Os discípulos vivem a experiência pessoal do encontro com o Cristo ressuscitado e o reconhecem também no pão consagrado e partido.
É no gesto de partir o pão que o reconhecem. Entendem que aquele corpo que foi entregue, mas agora está vivo tem o poder de dar a vida a todos que o comem. Todos os famintos podem saciar-se gratuitamente dele. É um pão que não se esgota, pelo contrário quanto mais é repartido e distribuído mais aumenta. Pão partido é o mesmo Jesus esmagado como o grão de trigo quando elevado na cruz, mas uma vez ressuscitado se multiplica ao infinito na vida dos que o recebem e nele creem.

AVISOS SEMANAIS

·Reunião do CPP. – Será no dia 22 de abril – 4ª feira às 19h30 no Centro de pastoral. São convidados os CPCs. os coordenadores (as) das pastorais, movimentos e outros serviços existentes na paróquia.
·Formação para catequistas – No dia 23 de abril, 5ª feira às 19h30 no centro de pastoral haverá um encontro de formação para todos (as) catequistas da matriz e das comunidades.
·Reunião da Pastoral familiar – Os membros da Pastoral familiar são convidados para o encontro mensal no dia 24 de abril às 20h00.
·Reunião para a festa – A próxima reunião para organização da festa da Santíssima Trindade será no dia 29 de abril às 19h30 no centro de pastoral.
·Retiro para jovens – Está sendo preparado um encontro de espiritualidade cristã e franciscana para jovens. Será no centro de Pastoral nos dias 16 e 17 de maio. Pede-se para fazer a inscrição gratuita na secretaria paroquial, nas comunidades.
·Café Colonial – A Comunidade N. Sra. de Guadalupe promove um café colonial no dia 09 de maio, no salão da Comunidade S. Bento. É iniciativa da pastoral catequética daquela comunidade e o lucro é em para custear os vários gastos com os catequizandos.·Encontro dos coroinhas – Os coroinhas da matriz e das comunidades são convidados para um encontro de formação e treinamento no dia 25 de abril, às 14h30 no centro de pastoral.
·Visita às famílias da Comunidade N. Sra. Aparecida – Mais uma vez são convidadas as pessoas que tem espírito missionário a participarem das visitas às famílias da Comunidade do Morro da Penitenciária. Inicio às 08h00 na capela com uma reflexão motivadora a partir da Palavra de Deus, e retorno às 11h00 para avaliação e partilha.
··Lançamento da festa da Santíssima Trindade – Já iniciaram as atividades que fazem parte da festa da padroeira desta paróquia. O jantar realizado com muito sucesso no sábado passado foi a primeira promoção. Outra importante iniciativa é a RIFA com vários prêmios que já está sendo distribuída por muitos voluntários da paróquia.
··Site da paróquia – A paróquia mantem um site na internet. Oferece matérias de formação e informação, comunicação de atividades, avisos de eventos, fotos de celebrações e outros acontecimentos. Pode ser acessado o seguinte endereço: www.paroquiadatrindade. com