Info Fraternos nº 260 – 4º Domingo da Páscoa

O BOM PASTOR

Ao apresentar-se como o “Bom Pastor”, Jesus define sua missão que consiste em conduzir os seus seguidores às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. É o Pastor bom, que se preocupa com suas ovelhas não as conduz com autoritarismo, mas com doçura e mansidão. E quando alguma se extravia vai atrás e quando a encontra fica cheio de alegria e a traz de volta nos ombros. Ele entra no redil das ovelhas para cuidar delas, não para explorá-las. “Chama-as pelo seu nome”, porque conhece cada uma e com cada uma quer ter uma relação pessoal de amor, de proximidade, de comunhão: para Jesus, não há “massas”, nem multidões, mas pessoas concretas, com a sua identidade própria, com a sua riqueza, e dignidade. A prática de Jesus confirma essa imagem de Bom Pastor. Andou sempre preocupado com os esquecidos da sociedade e da religião, como os doentes, os pequenos, os pecadores, os esquecidos e desprezados. Esquecido de si sempre está atento à necessidades dos outros.
“O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. Esta que é a suprema prova de amor, o distingue do mercenário, que abandona o rebanho e foge quando vem o lobo. O bom pastor ama as ovelhas mais do que a si mesmo por isso não hesita em oferecer sua própria vida para salvá-las. As ovelhas não tem a vida em si mesmas, mas a recebem do Pastor. Não é uma vida qualquer, mas uma vida em plenitude que dele recebem. A proximidade, o mútuo conhecimento transforma as ovelhas a ponto de torná-las semelhantes ao Pastor.
O maior anseio do Pastor é que haja “um só rebanho e um só Pastor”. Por isso preocupa-se com as ovelhas que ainda não lhe pertencem, quer conduzi-las ao redil onde encontrarão a segurança e a salvação.

Avisos Semanais

REUNIÕES:
Coordenação da catequese – Será no dia 28/04, 3ª f. às 18h00 no Centro de pastoral.
Para a festa –A comissão da festa e o CPP reúnem-se no próximo dia 29/04, 4ª f. às 19h30 para continuar os preparativos para a festa da Santíssima Trindade que inicia com a novena no dia 22 de maio e tem o a celebração solene na festa litúrgica no dia 31 de maio.
Pastoral do dízimo – no dia 30/04, 5ªf às 20h no centro de Pastoral.
OFS – no dia 02 de maio, sábado às 15h no centro de Pastoral.

Jornada espiritual da Forania Norte – O Apostolado da Oração promove uma tarde de espiritualidade, no dia 03 de maio, na paróquia SSma. Trindade com a participação de todas as paróquias da Forania, comemorando os 115 anos de existência do Apostolado. A programação consiste na acolhida às 13h30, seguida de vivência e recreação, terço mariano, lanche, adoração ao SS. Sacramento e celebração eucarística às 16h00 presidida pelo Arcebispo Dom Wilson T. Jonck.

Dia mundial de oração pelas vocações –Nesse domingo, 26/04 domingo do Bom Pastor a Igreja celebra o 52º dia mundial de Oração pelas vocações. Todos somos convidados a atender o apelo do Pastor Jesus: “pedi ao Senhor da messe que mande mais operários para a messe”. Há para esta ocasião mensagem especial do Papa Francisco que pode ser lida no site da paróquia: www.paroquiadatrindade.com

Retiro para jovens – Está sendo preparado um encontro de espiritualidade cristã e franciscana para jovens. Será no centro de Pastoral nos dias 16 e 17 de maio. Pede-se para fazer a inscrição gratuita na secretaria paroquial, nas comunidades.
Festa da Santíssima Trindade –Continuam intensos os preparativos para a grande festa da padroeira SSma. Trindade. O jantar realizado com muito sucesso no sábado passado foi a primeira promoção. Outra importante iniciativa é a RIFA com vários prêmios que já está sendo distribuída por muitos voluntários da paróquia.
Café Colonial – A Comunidade N. Sra. de Guadalupe promove um café colonial no dia 09 de maio, às 16h00 no salão da Comunidade S. Bento. É iniciativa da pastoral catequética daquela comunidade e o lucro é em para custear os vários gastos com os catequizandos.
Curso para casais – São convidados casais que querem aprofundar sua vida matrimonial. Podem participar também casais que não são casados por nenhuma lei, mas que simplesmente vivem juntos. É obrigatória a participação dos dois, nunca um só. O curso consta de 6 reuniões uma a cada semana, com duração de 2horas. Informações com Flora: 99830037.

Amor exigente – O Grupo Bem Viver convida para uma palestra proferida por um coordenador dos Narcóticos Anônimos (NA) no dia 29/04, 4ª f. às 20h00 no auditório do Centro de Pastoral da paróquia da Trindade.

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

A iniciação à vida cristã parte do principio de que “cristão não nasce, cristão se torna”, como dizia o teólogo leigo Tertuliano no século III.
A iniciação cristã supõe que a pessoa já tenha tido algum contato com a proposta cristã e com Jesus e que esse contato tenha despertado não só um interesse por conhecê-lo melhor, mas também uma fé inicial. Esta fé embrionária pode se desenvolver se a pessoa desejar fazê-la crescer.
A iniciação cristã tem justamente o objetivo de ajudar a pessoa neste processo de crescimento e amadurecimento na fé em contexto eclesial.
A iniciação cristã se propõe a acompanhar ativa e metodicamente a pessoa para que ela se torne discípula missionária na Igreja e no mundo. Visa transformar a fé inicial em uma fé adulta, madura, cada vez mais consciente, comprometida e consequente.
O encontro pessoal com Jesus e com o Evangelho vai se aprofundar, intensificar, ampliar e expandir. Não só por um conhecimento mais aprofundado e sistemático, mas por uma experiência global, que leve a uma adesão, comunhão e intimidade plenas com Ele, Caminho, Verdade e Vida.