Info Fraternos nº 261 – 5º Domingo da Páscoa

A VIDEIRA E OS RAMOS

Na intenção de fazer seus ouvintes compreender melhor sua missão Jesus cria mais uma parábola. Ele se apresenta como a videira verdadeira. Dela vem a seiva da qual dependem os frutos produzidos pelos ramos que são os fiéis enxertados no tronco da videira pelo batismo formando com ele uma só realidade. O senhor e cultivador dessa vinha é o Pai.
Dessa sugestiva parábola Jesus mesmo tira importantes aplicações: o ramo que não está solidamente ligado ao tronco não pode produzir os frutos esperados porque não chega até ele a seiva vital. O ramo não tem vida em si mesmo, recebe-a do tronco. A sobrevivência dos galhos e a produção de frutos dependem radicalmente de estarem unidos ao tronco. Por isso Jesus insiste na necessidade absoluta dessa união com Ele: “o ramo não pode dar fruto, se não permanecer na videira… Quem permanece em mim dá muito fruto… Sem mim nada podeis fazer”.
A repetição insistente do verbo “permanecer” demonstra que é uma questão de vida ou morte. Produzir abundantes frutos ou tornar-se estéril, ser cortado e lançado ao fogo. Há na Igreja ramos secos porque neles não circula a seiva de Jesus. Não produzem frutos porque em suas veias ressequidas não corre o Espírito vivificador do Ressuscitado. O ramo exposto às intempéries não resiste se não for alimentado pela força renovadora da Palavra de Jesus. Não terá forças para se recuperar das podas da vida. Porém aquele que se alimenta da experiência vital de Jesus terá o vigor fecundo e produtivo. Conectado com a fonte da vida viverá uma fé transformadora e comprometida.

AVISOS SEMANAIS

REUNIÕES:
Pastoral litúrgica – no dia 03/05 – 3ª feira – às 19h30 no centro de pastoral. São convidados todos os membros das equipes de liturgia da matriz e das comunidades.
Ministros da Comunhão Eucarística – no dia 09/05 – sábado – às 14h30 no centro de pastoral.

Encontro de formação para lideranças – no dia 06/05 – 4ª feira – às 19h30 no auditório do centro de pastoral. Será a continuação da reflexão sobre a exortação do Papa Francisco “A alegria do Evangelho” com a presença do Pe. Vilson Groh. São convidadas as lideranças e pessoas que queiram participar desse novo projeto de uma Igreja em saída.

Retiro para jovens – Estão aumentando as inscrições de jovens para o retiro de espiritualidade cristã e franciscana que acontecerá nesta paróquia nos dias 16 e 17 de maio. Esperamos mais jovens que venham fazer essa experiência de renovação e serem luz no seu meio ambiente.

Festa da Santíssima Trindade – Já estamos no mês da grande festa da nossa paróquia, que inicia com a novena no dia 22 de maio. Tudo está sendo encaminhado, as providências tomadas, a divulgação está sendo feita na rádio Cultura, na TV Band e na imprensa, o folder está sendo distribuído nesta semana e também os bilhetes da RIFA, no valor acessível de R$5,00. Contamos com a participação de todos.

Encontro de preparação para o Batismo – nos dias 07 e 14/05, para pais e padrinhos que tem filhos para batizar.

Domingo do dízimo – O próximo domingo, 2º do mês, é dia de lembrar da generosidade que Deus tem para conosco doando-nos tudo o que somos, temos e fazemos, e manifestar nossa gratidão oferecendo parte do muito que Dele recebemos.

III Festival da Família – A Comissão Arquidiocesana de Vida e Família promove o 3º festival da família no dia 17 de maio na Beiramar-Estreito. Todas as famílias são convidadas a tomar parte nesse grande evento que a cada ano cresce e promove os valores da família cristã.

Café Colonial – A Comunidade N. Sra. de Guadalupe promove um café colonial no dia 09 de maio, às 16h00 no salão da Comunidade S. Bento. É iniciativa da pastoral catequética daquela comunidade e o lucro é em para custear os vários gastos com os catequizandos.

Curso para casais – Grande oportunidade é oferecida pela paróquia para casais que querem viver melhor sua vocação matrimonial. Podem participar casais que receberam o sacramento do matrimônio, ou mesmo algum que não seja casado por nenhuma lei, mas que simplesmente vivem juntos. São 6 encontros semanais, com orientação de um casal bem preparado. Devem participar os dois, marido e esposa, e pede-se para fazer inscrição e informações com Flora – 99830037

UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA

Aconteceu no último sábado, dia 25 de abril de 2015, mais uma visita às famílias da comunidade Nossa Senhora Aparecida no Morro da Penitenciária. O encontro foi fundamentado pela Palavra, na reflexão do evangelho sobre o “bom pastor” (Jo 10, 11-18), que nos levou ao entendimento de que cada um pode ser o bom pastor do irmão e da irmã, na condução das ovelhas, e não só daquelas que seguem a voz do pastor, mas também a todas as outras que estão na sociedade. A ação missionária está sendo uma experiência de saída para ir ao encontro do outro, para lê-lo na ótica da dimensão dos olhos de Deus, num movimento de recuperação do encantamento cristão e de um reapaixonar-se pelo caminho da peregrinação, na proposta de promover relações de proximidade e do desencadeamento da força libertadora de Jesus Cristo, que deu a vida pelas suas ovelhas. Somos testemunhas de que pela acolhida das famílias visitadas, pelos gestos percebidos em cada olhar, cada expressão, cada aperto de mão, cada gesto de hospitalidade, nos sentimos homens e mulheres amados por Deus, e que ao mesmo tempo nos levou ao questionamento de quem come a Eucaristia têm de fazer gestos eucarísticos, ou seja, a prática do verdadeiro amor, da doação, da partilha da vida pela necessidade do outro. É preciso ajudar a quem está mais próximo, me tornar partilha para alguém faminto de Deus, de pão, de amor, de compaixão, ou para curar suas feridas. É hora de sermos uma Igreja que mostra o rosto nas periferias existenciais, uma igreja samaritana, que acolhe, que encontra as ovelhas no caminho, que entra na noite dos que sofrem e que caminha com eles, como Jesus caminhou com os discípulos de Emaús.
Karla Santos Colombi