Pular para o conteúdo

Informativo 25/10 a 31/10 – 30º Domingo do Tempo Comum

InfoFraternos Informativo Semanal
Paróquia Santíssima Trindade – Florianópolis/SC
25/10 a 31/10/2015 I nº 286
30º Domingo do Tempo Comum

A cura de Bartimeu

Bartimeu representa todos esses a quem a teologia oficial considerava pecadores, malditos, impuros, marginais, longe de Deus e da sua proposta de salvação.
Está sentado à beira do caminho pedindo esmola. O estar sentado significa acomodação, instalação, conformismo. Ele está privado da luz e da liberdade e está conformado com a sua triste situação, sabendo que, por si só, é incapaz de sair dela. O pedir esmola indica a situação de escravidão e de dependência em que o homem se encontra. A passagem de Jesus dá ao cego a consciência da sua situação de miséria, de dependência, de escravidão. Ele percebe o sem sentido da sua situação e sente a vontade de apostar numa outra experiência. Ele tem consciência que continuará envolvido pelas trevas da dependência, da escravidão, da instalação por isso, pede: “Jesus, filho de David, tem piedade de mim”. Jesus parou e mandou chamar o cego. Em resposta, o cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus que lhe pergunta “que queres que te faça?” Bartimeu cansado de estar sentado numa vida de escravidão e de cegueira, quer encontrar a luz para seguir Jesus. Jesus lhe diz: “vai, a tua fé te salvou”. A fé não é a simples adesão a determinadas verdades abstratas, que o crente aceita acriticamente; mas, no contexto neo-testamentário, a fé é a adesão a Jesus e à sua proposta de salvação. Por isso, Marcos termina a sua história dizendo que o cego recuperou a vista e seguiu Jesus – isto é, fez-se discípulo de Jesus. Ao aderir a Jesus e à sua proposta de salvação, ao aceitar seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida Bartimeu encontrou a salvação: deixou a vida da escuridão, da escravidão, da dependência em que estava e nasceu para essa vida verdadeira e eterna que, através de Jesus, Deus oferece aos homens.

AVISOS

  1. Reuniões na paróquia: –

>Dia 27/10; 3ª f. – 18h00 – Centro de pastoral com a Coordenação da Catequese.

>Dia 28/10; 4ª f. – 19h30 – Centro de pastoral com os membros do CPP (coordenadores de pastorais e movimentos e CPCs.)

> Dia 29/10; 5ª f. – 20h00 – Centro de pastoral, a pastoral do dízimo.

2. Dia de finados – Missas no cemitério S. Francisco de Itacorubi:

09h00 – 11h00 – 14h00 – 16h00

19h30 – na matriz da Trindade

19h30 – na comunidade S. Bento.

3. Missa na Catedral – Para comemorar o mês do Idoso será celebrada missa na catedral Metropolitana no dia 29/10 às 09h00, presidida pelo Bispo de Blumenau Dom Rafael Biernaski. O convite é feito em especial aos membros da Pastoral da Pessoa Idosa e a todos os fiéis.

4. Encontro Inter-religioso – O grupo ecumênico promove mais um encontro Inter-religioso com a participação das religiões monoteístas: Judaismo, Cristianismo e Islamismo. Será no dia 12 de novembro às 19h30 no auditório do Centro de pastoral da paróquia da Trindade. Terá como tema: Religiões e Ecologia e lema: Terra: nossa casa comum.

5. Rifa em favor da comunidade Fazenda da Esperança – Um grupo de alunos e alunas da ESAG está assumindo a reforma da casa da Fazenda da Esperança no Pantanal onde estão as recuperandas. Para isso estão promovendo um rifa. Pede-se a colaboração da comunidade. O sorteio será no mês de novembro.

6. Ação entre amigos – As três existentes e acompanhados pela paróquia promovem uma ação entre amigos com vários prêmios a serem sorteados no dia 08 de novembro no Clube Paula Ramos. São 400 crianças e adolescentes acolhidos diariamente pela Creche São Francisco, Casa S. José e Casa da Criança, onde recebem reforço escolar, participam de várias oficinas e recebem alimentação completa.

 

Comunidade Missionária

“Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Os evangelizadores contraem assim o “cheiro de ovelha”, e estas escutam a sua voz. Em seguida, a comunidade evangelizadora dispõe-se a “acompanhar”. Acompanha a humanidade em todos os seus processos, por mais duros e demorados que sejam. Conhece as longas esperas e a suportação apostólica. A evangelização patenteia muita paciência, e evita deter-se a considerar as limitações. Fiel ao dom do Senhor, sabe também “frutificar”. A comunidade evangelizadora mantém-se atenta aos frutos, porque o Senhor a quer fecunda. Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio. O semeador, quando vê surgir o joio no meio do trigo, não tem reações lastimosas ou alarmistas. Encontra o modo para fazer com que a Palavra se encarne numa situação concreta e dê frutos de vida nova, apesar de serem aparentemente imperfeitos ou defeituosos. O discípulo sabe oferecer a vida inteira e jogá-la até o martírio como testemunho de Jesus Cristo”

(EG 24).