Informativo – Info Fraternos 05/07 À 11/07

05/07 a 11/07/2015 I nº 270
14º Domingo do Tempo Comum

REJEITADO ENTRE OS SEUS

Jesus não é um sacerdote do Templo, ocupado em cuidar e promover a religião. Também ninguém o confunde com um mestre da lei, dedicado em defender a Torá de Moisés. Os camponeses da Galiléia vêm em seus gestos curadores e em suas palavras de fogo a atuação de um profeta movido pelo Espírito de Deus.
Jesus sabe que o espera uma vida difícil e conflitiva. Os dirigentes religiosos o enfrentarão. É o destino de todo profeta. Não suspeita ainda que será rejeitado precisamente entre os seus, os que o conhecem melhor, desde criança.
Ao chegar o sábado, Jesus entra na pequena sinagoga do povoado e “começa a ensinar”. Seus familiares e conterrâneos o escutam admirados. Entre eles nasce todo tipo de perguntas. Conhecem a Jesus desde criança: é um morador mais. Onde aprendeu essa mensagem surpreendente do Reino de Deus? De quem recebeu essa força para curar? Marcos diz que tudo “lhes parecia escandaloso”. Porque?
Aqueles camponeses acham que sabem tudo sobre Jesus, pela ideia que fazem dele desde criança. Ficam bloqueados por essa ideia, ao invés de acolhê-lo como ele se apresenta perante eles. Essa imagem os impede de abrir-se ao mistério que se encerra em Jesus. Resistem a descobrir a proximidade salvadora de Deus. Acolhê-lo como profeta pode trazer problemas. Eles tem uma sinagoga, seus livros sagrados e suas tradições. Vivem em paz com sua religião. A presença profética de Jesus pode quebrar a tranquilidade da aldeia.
Nós cristãos temos imagens diferentes de Jesus. Cada um faz sua imagem de Deus e essa imagem condiciona nossa forma de viver a fé. Se nossa imagem de Jesus é pobre, parcial ou distorcida, nossa fé será pobre, parcial ou distorcida. – J. A. Pagola

AVISOS

1. Festa de São Bento – A Comunidade São Bento está preparando a festa do seu padroeiro sempre celebrada com muita solenidade. Neste ano será no domingo dia 12 de julho com missa solene às 10h00, almoço comunitário às 12h00 e bingo às 14h00. A festa será precedida por um tríduo de missas nos dias 09, 10, 11/07, às 19h30. As celebrações serão na igreja da comunidade e a confraternização no salão. Convites e ingressos para o almoço já está à venda.

2. Casamentos comunitários – Haverá na paróquia a celebração de casamentos comunitários no dia 15 de agosto, sábado, às 16 horas. É para casais que estão vivendo juntos, não tem impedimento e querem receber o sacramento do matrimônio. Haverá antes uma tarde de preparação para esses casais que será no dia 18 de julho às 14h00. Pede-se para fazer as inscrições na secretaria paroquial até o dia 17 de julho. Não há nenhum custo para esses casamentos.

3. Reunião dos MESC – No dia 09/07 os Ministros da Sagrada Comunhão terão a reunião mensal para formação e informações. Será às 19h30 no Centro de pastoral. O assunto para reflexão será o 1º capítulo da Encíclica do Papa Francisco: “Laudato si”. Pede-se que todos leiam em casa ao menos o 1º cap.

4. Reunião do grupo ecumênico – Um grupo de pessoas da paróquia sob a coordenação do Professor Celso Loraschi, reúne-se todos os meses para tratar da questão ecumênica e interreligiosa. Na próxima, reúne-se esse grupo no dia 08/07 às 18h00 no centro de pastoral.

5. Aniversário do Arcebispo Dom Vilson – O arcebispo de Florianópolis celebra seu aniversário natalício no dia 10 de julho. Haverá uma missa em ação de graças no mesmo dia às 10h00 na igreja de N. Sra. da Boa Viagem na paróquia de Saco dos Limões e todos os fiéis são convidados a participar.

6. Domingo do dízimo – No próximo domingo todos são convidados a participar da celebração eucarística na sua comunidade e oferecer a sua oferta mensal do dízimo.

7. Encíclica “LAUDATO SI’ – Lançada no dia 18 de junho a encíclica do Papa Francisco com o título Laudato si, tirado do cântico das Criaturas de Francisco de Assis. Traz como sub título: “o cuidado da casa comum”. Trata de ecologia e meio ambiente, denunciando veementemente o mau uso que se faz da irmã terra e das demais criaturas. Denuncia com veemência o sistema atual que explora de maneira irresponsável os recursos oferecidos pela natureza que não são inesgotáveis. Além de destruir a biodiversidade priva dos meios essenciais de vida as populações mais vulneráveis.
Vale a pena ler esse precioso documento. Pode-se adquiri-lo na secretaria da paróquia por 08,00 reais.

Dízimo, fonte de bênçãos.

“Provai-me com isto (o Dízimo), diz Javé dos exércitos, para ver se não abrirei os reservatórios do céu e não derramarei sobre vós bênção em abundância” (Ml 3, 10).

Deus não precisa do nosso dinheiro para nos abençoar. Mas precisa de um sinal verdadeiro de que confiamos nele. Ele nos desafia e pede para ser colocado à prova. Promete retribuir com abundância o gesto que é feito por amor e confiança. Se, mesmo sem pedir ou merecer ele abençoa, muito mais abençoará quando houver gestos concretos de desapego e doação. Deus não se deixa vencer em generosidade. Promete abrir os reservatório do céu e oferecer o que há neles. É Ele que promete, mas, condicionado ao nosso sinal. Diante da indiferença ou da mesquinhez pouco Ele pode fazer. Com certeza o Dízimo é um caminho seguro de bênçãos, graças, de felicidade e de paz.
São muitos os testemunhos de pessoas que oferecem o Dízimo com fé e confiança e tem sua vida profundamente mudada pelas incontáveis graças e bênçãos que Deus concede. São bênçãos em forma de saúde, paz, unidade na família, prosperidade e bem estar nos trabalhos e na profissão.

«2º Final de semana do Mês – Missa do Dízimo»