Informativo nº258 – 2º Domingo da Páscoa

CAMINHADA DA FÉ

Estando ausente Tomé, os discípulos de Jesus tiveram uma experiência inaudita. Quando o veem chegar, lhe contam cheios de alegria: “Vimos o Senhor.” Tomé os escuta com ceticismo. Por que vai acreditar em algo tão absurdo? Como podem dizer que viram Jesus cheio de vida se ele morreu crucificado? Deve ser outro.
Os discípulos lhe dizem que lhes mostrou as feridas de suas mãos e de seu peito. Tomé não consegue aceitar o testemunho de ninguém. Precisa comprová-lo pessoalmente: “Se não vir em suas mãos o sinal dos pregos… e não colocar minha mão em seu peito, não acredito.” Só acreditará em sua própria experiência.
Este discípulo que resiste crer de maneira ingênua vai nos ensinar a caminhada que temos que fazer para chegar à fé em Cristo ressuscitou, a nós que nem sequer vimos o rosto de Jesus nem ouvimos suas palavras, nem sentimos seus abraços. Oito dias depois, Jesus se mostra de novo aos seus discípulos. Dirige-se imediatamente a Tomé. Não critica sua reação. Suas dúvidas nada têm de ilegítimo e escandaloso. Sua resistência a crer revela sua honestidade. Jesus o compreende e vem ao seu encontro, mostrando-lhes suas feridas.
Jesus se dispõe a satisfazer suas exigências: “Coloca aqui o teu dedo, qui estão minhas mãos. Coloca tua mão, aqui tens meu lado.” Estas feridas, mais que “provas” para verificar algo não são “sinais” de seu amor entregue até à morte? Por isso, Jesus o convida a aprofundar além de suas duvidas: “Não sejas incrédulo, mas crente.”
– J.A. Pagola

DÍZIMO E ASCESE

Vamos refletir sobre dízimo e comunhão conosco mesmos, dízimo e maior integração pessoal e cristã. Toda pessoa quer ter unidade pessoal, não sentir-se dividida e fragmentada.
Entre as várias energias que há na pessoa humana uma das mais fortes é o chamado apetite desejante. É a energia que leva a pessoa a buscar sua felicidade nos bens materiais, nas coisas. Quando esse apetite não é controlado, mas doentio, atingido pelo mal do orgulho, faz a pessoa achar-se o centro do mundo. Esta é uma compreensão muito errada da realidade. Só Deus é o centro do universo, mas a maioria de nós sofre desse mal do orgulho como se fosse um vírus.
Um dos remédios para esse mal é a ascese. Ascetismo vem da mesma palavra que atletismo. Asceta é o atleta de Cristo que luta para voltar à unidade pessoal. A Igreja sempre se dedicou a identificar essas doenças e seus sintomas e indicar remédios. Assim por exemplo a pessoa que resiste a oferecer o dízimo, provavelmente sofre de uma doença que não é do corpo mas do espírito e que enfraquece sua unidade interior.
O apetite desejante é a energia que nos impulsiona para a realização pessoal. É a busca da felicidade em objetos, coisas ou pessoas. Basicamente o mundo oferece três satisfações: comida, sexo e dinheiro ou coisas. São impulsos bons, até necessários, que fazem bem à pessoa, lhe dão satisfação e segurança. Quando então começa o problema? A doença está em separar esse apetite ou desejo legítimo da necessidade. A doença está em separar esse apetite ou desejo legítimo danecessidade. Todos têm necessidade de comer, de realização sexual e de possuir os meios de sobrevivência. E junto com a necessidade o próprio Deus colocou em nós um grande prazer. Quando então começa o problema? Quando separamos o que Deus uniu. Deus uniu necessidade e prazer. E nós os separamos, porque ao satisfazer a necessidade sentimos o prazer e ao invés de nos sentirmos gratos por isso, nos viciamos no prazer. Descobrimos que podemos ter o prazer também quando não há necessidade e podemos repeti-lo muitas vezes. E para muitos o prazer passa a ser uma atividade distinta de qualquer necessidade, e daí o fenômeno assustador de pessoas que morrem de fome e outras sofrem de obesidade.

AVISOS:

Grupo Renovação Carismática(RCC): Convida a todos para participar do grupo de Oração da RCC todas as Segundas-feira,
Às 19h30 na Igreja Matriz – Trindade

-Reunião CPC Nª Sª de Guadalupe: Dia 14/04(Terça) às 20hrs na Igreja Nª Sª de Guadalupe – Itacorubi.

-Missa nas casas: Convidamos a comunidade para a Missa Mensal na Comunidade São Francisco de Assis (Poção), dia 15/04(Quarta) às 20hrs realizada na residência do casal Cícero e Cristina, na servidão Maria Juliana Cordeiro nº 90.

-Jantar Dançante: Convidamos a todos para o Jantar de Lançamento da 158ª Festa da Santíssima Trindade. Dia 18/04 (Sábado) às 21h no Salão da Igreja São Bento. Convites custam R$25,00 por pessoa e podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial. Cardápio é massas e a animação é com a dupla Guilherme e Marquinhos. Contamos com você para abrilhantar nossa festa!