Informativo semanal – 08/11 a 14/11/2015 – 32º Domingo do Tempo Comum

08/11 a 14/11/2015 I nº 288
32º Domingo do Tempo Comum

O que nos sobra

A cena é comovente. Uma pobre viúva se aproxima caladamente de um dos reze cofres colocados no recinto do templo, não muito longe do pátio das mulheres. Muitos ricos estão depositando boas quantidades. Quase envergonhada, ela coloca suas duas moedinhas de cobre, as menores que circulam em Jerusalém. Seu gesto não foi observado por ninguém. Mas, em frente dos cofres, está Jesus observando tudo. Emocionado, ele chama os seus discípulos. Quer ensinar-lhes algo que só se pode aprender da gente pobre e simples e demais ninguém. A viúva deu uma quantidade insignificante e miserável, assim como ela mesma. Seu sacrifício não será notado em nenhuma parte; não transformará a história. A economia do templo se sustenta pela contribuição dos ricos e poderosos. O gesto daquela mulher mão vai servir praticamente pra nada. Jesus, porém, vê de outra maneira: “Esta pobre viúva deu mais do que todos! Sua generosidade é maior e mais autêntica. “Os outros deram do que lhes sobra”, mas esta mulher que passa necessidade “colocou ali tudo que ela tem para viver”. Sendo assim. Esta viúva vive, provavelmente, mendigando na entrada do templo. Não tem marido. Não possui nada. Somente um coração grande e plena confiança em Deus; Se ela sabe dar tudo que tem, é porque “passa necessidade” e pode compreender as necessidades dos outros pobres que são assistidos pelo templo. Nas sociedades do bem-estar estamos esquecendo o que é a “compaixão”. Mão sabemos o que é “padecer com” o que sofre. Casa um só se preocupa com as suas coisas. Os outros ficam fora do nosso horizonte. Quando um se instalou no seu confortável mundo de bem-estar, é difícil “sentir” o sofrimento dos outros.

Avisos

1. Encontro Inter-religioso – O grupo ecumênico promove mais um encontro Inter-religioso com a participação das religiões monoteístas: Judaismo, Cristianismo e Islamismo. Será no dia 12 de novembro às 19h30 no auditório do Centro de pastoral da paróquia da Trindade. Terá como tema: Religiões e Ecologia e lema: Terra: nossa casa comum.

2. Rifa em favor da comunidade Fazenda da Esperança – Um grupo de alunos e alunas da ESAG está assumindo a reforma da casa da Fazenda da Esperança no Pantanal onde estão as recuperandas. Para isso estão promovendo uma rifa. Pede-se a colaboração da comunidade. O sorteio será no mês de novembro.

3. Assembleia paroquial – A paróquia realiza a assembleia anual nos dias 19 e 20 de novembro, às 19h30 no Centro de Pastoral. Todas as lideranças, coordenadores, membros dos Conselhos comunitários são convocados a participarem e trazerem sugestões, para avaliação do ano e programação do próximo ano.

4. Voluntários para as três casas assistenciais da paróquia – Há muitos anos foram abertas as três casas: São José, casa da Criança e creche São Francisco por iniciativa da paróquia. Nelas são assistidas diariamente 400 crianças e adolescentes. As diretorias são voluntários da paróquia que fazem um trabalho humanitário e cristão e pedem que outras pessoas se disponham a ajuda-los ou substitui-los.

5. Reuniões de CPCs. – Com. São José – dia 10/11 3ª. f. – 19h30.

– Com. Puríssimo Coração de Maria – dia 13/11 – 6ª. f. – 19h30

6. Bazar beneficente – Alunos da ESAG promovem um bazar beneficente em favor da Fazenda da Esperança. O objetivo é obter recursos para reformar a casa onde se encontram as recuperandas da fazenda. Será no próximo sábado no salão do centro de pastoral das 10:00 às 18:00.

7. Novena de Natal e Folhinha Sagrado coração de Jesus- Já se encontra disponível na Secretaria Paroquial os livrinhos da Novena de Natal no valor de R$2,00 e a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus (calendário 2016) no valor de R$14,00.

Paróquia Santíssima Trindade
Demonstrativo Setembro/2015