Informativo Semanal 11/10 a 17/10/2015

11/10 a 17/10/2015 I nº 284
28º Domingo do Tempo Comum

Condições para pertencer ao Reino

Um homem vem correndo ao encontro de Jesus. É fiel no cumprimento dos mandamentos, mas inquieto quanto à vida eterna. Confiado nos seus méritos, está ansioso por encontrar o “bom mestre” esperando ser confirmado na sua mentalidade. Era rico e de acordo com os teólogos de Israel, riqueza era sinal de benção de Deus. Jesus cita só os mandamentos referentes ao próximo, acrescentando “não prejudicar a ninguém”, o que questiona a honestidade dos seus bens. Não são sinais de benção da parte de Deus. Ele procura espontaneamente a Jesus buscando algo a mais. Jesus olha para ele com amor e o convida a avançar mais no caminho de perfeição. Não basta cumprir os mandamentos é preciso passar a outro patamar. E coloca as condições: não centrar a vida nos bens materiais, partilha e solidariedade com os pobres e depois disso seguir a Jesus. Ele está preocupado com a sua salvação eterna e Jesus o manda preocupar-se com os pobres. Diante da proposta de Jesus o homem “fica abatido e cheio de tristeza vai embora porque era muito rico”. A tristeza vem por saber que nunca poderá participar da alegria e da liberdade dos que seguem a Jesus. Suas riquezas não o faziam feliz. Jesus fica decepcionado e afirma com veemência a dificuldade de salvação para os ricos, aqueles que colocam sua confiança nas riquezas. Não é uma dificuldade é uma impossibilidade se não houver conversão. Jesus fica indignado porque o dinheiro lhe rouba os irmãos. Impossível pertencer ao Reino sem as rupturas propostas por Jesus. Só Deus pode porque para Ele “nada é impossível”. Só Deus pode mudar o coração do rico, mas não pode salvá-lo se ele não mudar.

AVISOS

Missa a Nossa Sra. Aparecida – No dia 12 de outubro, 2ª feira haverá celebração eucarística às 19h30 na matriz e nas comunidades de S. Bento e Puríssimo Coração de Maria.

Reunião dos MESC – Dia 17/10, sábado às 14h30 Os Ministros da Sagrada Comunhão estão convidados para a reunião mensal. Estamos estudando a Encíclica “Laudato si”.

Encontro para casais sacramentáveis – Haverá um encontro em preparação para o casamento e também para batismo dos filhos, para casais que estão junto e querem e podem receber o sacramento da matrimônio. Será no dia 24 de outubro das 14h00 às 18h00.

Encontro de canto litúrgico – As equipes de liturgia e especialmente as do ministério da música estão convidadas para um segundo encontro com o Murilo no dia 20 de outubro às 19h30 no centro de pastoral.

Visita missionária à com. N. Sra. Aparecida – No sábado dia 17/10 às 08h00, o grupo de Missão Aparecida estará visitando as famílias daquela comunidade e convida outros que se sintam chamados e enviados a evangelizar.

Rifa em favor da comunidade Fazenda da Esperança – Um grupo de alunos e alunas da ESAG (UDESC) estão assumindo a reforma da casa da Fazenda da Esperança no Pantanal onde estão as recuperandas. Pede-se a colaboração da comunidade. O sorteio será no mês de novembro.

Missa nas casas – A missa mensal da comunidade S. Francisco no Poção será no dia 14/10 às 20h00.

Retiro dos crismandos – Os crismandos da paróquia participarão de um retiro no Recanto Champagnat na próxima sexta feira à tarde e do sábado, terminando com a missa das 18h00 na matriz.

Bingo Beneficente – Casa da Criança, Casa São José e Creche São Francisco – Acontecerá dia 08/11 (Domingo) às 14h no Clube Paula Ramos. As cartelas no valor de R$10,00 podem ser adquiridas na secretaria da paróquia e nas casas. Todo o valor arrecadado será revertido para as instituições.

Demonstrativo Paróquia Santíssima Trindade – AGOSTO 2015

DEMONSTRATIVO AGOSTO 2015