Informativo Semanal – 13 a 19 de Março – Avisos da semana e Liturgia

13/03 a 19/03/2016 I nº 300
5º Domingo da Quaresma

A lógica da Lei e a lógica de Deus

Temos, portanto, diante de Jesus uma mulher que, de acordo com a Lei, tinha cometido uma falta que merecia a morte. Para os escribas e fariseus, trata-se de uma oportunidade de ouro para testar a ortodoxia de Jesus e a sua fidelidade às exigências da Lei; para Jesus, trata-se de revelar a atitude de Deus frente ao pecado e ao pecador.
Apresentada a questão, Jesus não procura branquear o pecado ou desculpabilizar o comportamento da mulher. Ele sabe que o pecado não é um caminho aceitável, pois gera infelicidade e rouba a paz… No entanto, também não aceita pactuar com uma Lei que, em nome de Deus, gera morte. Porque os esquemas de Deus são diferentes dos esquemas da Lei, Jesus fica em silêncio durante uns momentos e escreve no chão, como se pretendesse dar tempo aos participantes da cena para perceber aquilo que estava em causa. Finalmente, convida os acusadores a tomar consciência de que o pecado é uma consequência dos nossos limites e fragilidades e que Deus entende isso: “quem de vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. E continua a escrever no chão, à espera que os acusadores da mulher interiorizem a lógica de Deus – a lógica da tolerância e da compreensão. Quando os escribas e fariseus se retiram, Jesus nem sequer pergunta à mulher se ela está ou não arrependida: convida-a, apenas, a seguir um caminho novo, de liberdade e de paz: “vai e não tornes a pecar”.

Avisos da Semana

1.Escola da Liturgia – A Arquidiocese oferece uma Escola sobre Liturgia com a duração de 4 meses, de março a junho sempre no terceiro sábado das 13h30 às 17h30 na paróquia Sagrados Corações (Barreiros).
2. Curso de Extensão– A FACASC promove cursos de extensão em catequese, bíblia e outros, durante o ano às 2ª feiras no período noturno. Informações: secretaria@facasc.edu.br.
3. Adoração – Confissões – Via Sacra. Todas as 6ªs f. o Santíssimo fica exposto na igreja matriz aberta o dia todo com atendimento de confissões. Durante a quaresma há a reza da via sacra às 18h30.
4. Coleta especial da Campanha da Fraternidade – Um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade é a oferta oferecida nas missas no domingo de Ramos, dia 20/03. Desses recursos 60% são destinados ao fundo Diocesano de Solidariedade; e os outros 40% são enviados para o Fundo Ecumênico Nacional da Solidariedade, para reforçar iniciativas apoiadas pelos Fundos Diocesanos e pelas outras igrejas.
5. Reuniões de CPCs.
Dia 15/03 – 3ªf. – 20h00 – Comunidade S. José.
Dia 16/03 – 4ªf. – 20h00 – Comunidade N.Sra. de Guadalupe.

6. Encontro de coroinhas – No próximo sábado, dia 19/03 às 14h30
7 – Tríduo e festa de S. José – Na comunidade S. José haverá o tríduo com inicio no dia 16/03, às19h30, continuando nos dias 17 e 18/03. Nos sábado, dia 19/03 festa de S. José haverá missa solene na comunidade, às 19h30 seguida de confraternização no salão da Casa S. José.
8- Venha fazer parte do grupo de voluntários da Ação Social- A Ação Social atende as famílias carentes da nossa comunidade. Nosso principal trabalho é receber/separa/arrumar, as doações que são fornecidas pela nossa comunidade. Contato: Luzia 3025-6772, ramal 7
9- A Casa da Criança do Morro da Penitenciária precisa de voluntários: A Casa, atende 110 crianças nos contraturnos da escola. Aceitamos doações e voluntários para todas as áreas. Contato: 3333-0257.
11. Estão abertas as inscrições para os grupos de jovem da Paróquia! Abrimos duas possibilidades para os jovens participarem de formação espiritual – Grupo de Oração Jovem São Francisco de Assis – GOJ e a JUFRA (Juventude Franciscana). Os jovens que desejarem participar poderão se inscrever na Secretária Paroquial, nas saídas das Missas Dominicais ou pela internet, aqui no site. É só CLICAR AQUI!

Demonstrativo Paróquia Santíssíma Trindade – Fevereiro de 2016

DEMONSTRATIVO FEVEREIRO 2016.xlsx 1