Informativo Semanal – 15/11 a 21/11/2015

Paróquia Santíssima Trindade – Florianópolis/SC
15/11 a 21/11/2015 I nº 289
33º Domingo do Tempo Comum

Fim do mundo ou começo da verdadeira vida?

O discurso apocalíptico de Marcos não deve ser lido em sentido literal, mas descobrir a fé que ele quer transmitir através de símbolos e imagens, hoje tão estranhos para nós. Podemos encontrar nesse texto algumas convicções esclarecedoras e cheias de esperança:

A história da humanidade chegará um dia ao seu fim. O “sol”, que assinala a sucessão dos anos, se apagará. A “lua”, que marca o ritmo dos meses, já não brilhará. Não haverá dias e noites, não haverá tempo. Além disso, “as estrelas cairão do céu”, a distância entre o céu e a terra deixará de existir e não haverá espaço. Esta vida não é para sempre. Um dia chegará a Vida definitiva, sem espaço nem tempo. Viveremos no mistério de Deus.

Jesus voltará e seus seguidores poderão ver por fim seu rosto desejado: “Verão chegar o Filho do homem”. O sol, a lua e os astros se apagarão, mas o mundo não ficará sem luz. Será Jesus quem o iluminará para sempre, colocando verdade, justiça e paz na história humana, tão escrava hoje de abusos, injustiças e mentiras.

Jesus trará consigo a salvação de Deus. Ele chega com o poder imenso e salvador do Pai. Não se apresentará com aspecto ameaçador. O evangelista evita falar aqui de juízos e condenações. Jesus vem para “reunir os eleitos”, os que esperam com fé sua salvação.

As palavras de Jesus “não passarão”. Não perderão sua força salvadora. Continuarão alimentando a esperança de seus seguidores e o alento dos pobres. Não caminhamos para o nada e o vazio. Jesus sairá ao nosso encontro. (J.A. Pagola)

Aos colaboradores da Missa do Quilo

A Pastoral da Solidariedade da Paróquia Santíssima Trindade agradece aos colaboradores da Missa do Quilo durante o Ano de 2015, onde foram arrecadados 578 quilos de alimentos. Neste ano foram doados 398 cestas, correspondentes a 3.804 quilos, oferecidos a famílias, movimentos e projetos.

Como acontece todo final de Ano, a Pastoral da Solidariedade doa cerca de 200 cestas básicas no Natal. Solicitamos neste mês de Novembro a colaboração de 2 (dois) QUILOS de alimentos para o próximo final de semana, para que com sua ajuda possamos cumprir este objetivo.

Agradecemos antecipadamente seu ato de solidariedade!

Avisos

1. Assembleia paroquial – A paróquia realiza a assembleia anual nos dias 19 e 20 de novembro, às 19h30 no Centro de Pastoral. Todas as lideranças, coordenadores, membros dos Conselhos comunitários são convocados a participarem e trazerem sugestões, para avaliação do ano e programação do próximo ano.

2. Reuniões de CPCs.

Dia 17/11 – 3ª f. – 20h00 – Comunidade S. Bento.

Dia 18/11- 4ª f. – 20h00 – Comunidade Sto. Agostinho.

3. Visita à comunidade “Alto da Caieira”- Os membros do Grupo Missão Aparecida são convidados a participar de uma manhã de encontro na comunidade da Caieira no próximo sábado, dia 21/11 às 09h00. Outras pessoas que queiram participar, também são convidadas.

4. Missa nas casas – A comunidade S.Francisco do Poção convida para a missa mensal no dia 18/11 às 20h00 na residência de Ivone e Paulinho, travessa Ma. Juliana Cordeiro, 318.

5. Inscrições para catequese de adultos. Jovens e adultos que queiram preparar-se para os sacramentos: Batismo, Crisma e Eucaristia, podem inscrever-se na secretaria paroquial. A catequese será no próximo ano.

6. Almoço solidário – Os alunos da ESAG promovem um almoço beneficente em favor da Fazenda da Esperança. Será no próximo domingo, dia 22/11 a partir das 11h30 no salão da Igreja Sto. Agostinho no Pantanal, com o preço de 30,00 reais. Cardápio: arroz de costela, chester, strogonoff, maionese, saladas etc.

O diálogo Inter-religioso

Uma atitude de abertura na verdade e no amor deve caracterizar o diálogo com os crentes de religião não cristãs, apesar de vários obstáculos e dificuldades, de modo particular os fundamentalismos de ambos os lados. Este diálogo inter-religioso é uma condição necessária para a paz no mundo e, por conseguinte, é um dever para os cristãos e também para outras comunidades religiosas. Este diálogo é, em primeiro lugar, uma conversa sobre a vida humana ou simplesmente – como propõem os Bispos da Índia – “estar aberto a eles, compartilhando as suas alegrias e penas”. Assim aprendemos a aceitar os outros, na sua maneira diferente de ser, de pensar e de se exprimir. Com este método, poderemos assumir juntos o dever de servir a justiça social, é em si mesmo, para além do aspecto meramente pragmático, um compromisso ético que cria novas condições sociais. Os esforços à volta de um tema específico podem transformar-se num processo em que, através da escuta do outro, ambas as partes encontrem purificação e enriquecimento. Portanto, estes esforços também podem ter o significado de amor à verdade.