Informativo Semanal – 1º Domingo da Quaresma – 14/02 a 20/02

Paróquia Santíssima Trindade – Florianópolis/SC
14/02 a 20/02/2016 I nº 297
1º Domingo da Quaresma

As tentações de ontem e as de hoje

O Espírito que ungiu Jesus no batismo agora o conduz ao deserto e o assiste nas tentações. Lá está também o diabo que tenta desviar Jesus do caminho que o Pai lhe confiou. É a eterna luta entre o Espírito e o diabo, entre o bem e o mal.
O tentador propõe a Jesus mudar pedras em pão. Significa a tentação de se deixar escravizar pelo corpo com seus desejos e apetites insaciáveis. O sentido da vida pode ser colocado nos prazeres, no hedonismo e no consumismo. A dependência química é hoje uma epidemia mundial que destrói vidas e famílias. Jesus vai lembrar de uma outra fome, a do espírito, que só a Palavra pode saciar.
O poder, a glória e a riqueza podem ser buscados como valores supremos, substituindo o próprio Deus. O mundo aplaude e considera felizes e bem sucedidos os que detém muitos bens materiais, glória e poder. A escala dos mais ricos é vista com admiração e inveja por muitos. Os escândalos, roubos, e intermináveis casos de corrupção são fruto dessa mentalidade mercantilista. Jesus convida ao bom senso condenando a idolatria e afirmando que só “a Deus se deve adorar e servir”.
Jesus é tentado ainda a buscar o sucesso fácil, a ostentação do poder em seu proveito, realizando um espetáculo na esplanada do templo. È a busca do estrelismo, do triunfalismo, colocando o próprio Deus a serviço de si mesmo. As colunas sociais com a relação dos famosos são mais lidas do que a Escritura. Jesus expulsa energicamente a tentação afirmando: “não tentarás ao Senhor teu Deus”.

Avisos da Semana

1. Inscrições para Catequese estão abertas a partir de 1º de fevereiro – Para a primeira eucaristia a idade é 9 anos completos ou a completar no ano. Para a crisma a idade é 12 anos. As turmas de eucaristia e crisma de 2º ano começam a partir do dia 22/02, conforme horário do catequista. Para a Catequese de adultos para qualquer idade, as vão inscrições até final de fevereiro.
2. Formação para catequistas – No próximo dia 18/02, 5ª feira inicia o curso de extensão para catequistas da nossa paróquia e da Forania. Será um encontro por mês, às 19h no Centro de Pastoral com os professores da FACASC. A participação é indispensável para todos os catequistas porque a Arquidiocese introduz a partir desse ano novo método para a catequese chamada Iniciação à vida cristã.
3. Grupo de Gestantes: Início das atividades do grupo no dia 18/02, 5ª feira, no Centro de Pastoral.
4. Campanha da fraternidade e quaresma- Vivemos esse tempo litúrgico de preparação para a Páscoa. Além das práticas sugeridas pela Igreja, haverá via sacra todas as sextas feiras às 18h30 na matriz. O tema campanha da fraternidade com o tema “casa comum nossa responsabilidade” nos convida a rever nossas práticas em relação ao meio ambiente e sobretudo ao saneamento básico.

5. Encontro de coroinhas – Todos os coroinhas da paróquia são convidados para um primeiro encontro de formação do ano, no próximo sábado, dia 20/02 às 14h30 no centro de pastoral.

Oficinas de Oração e Vida

Na segunda semana de março iniciamos as Oficinas de Oração e Vida.
É um método para aprender a orar. Mas não um método teórico senão prático, como em uma oficina, onde trabalhando se aprende a trabalhar, aqui orando se aprende a orar. Por isso se chama OFICINA, porque há aprendizagem, ensaio, na prática da oração. Uma nova forma de EVANGELIZAÇÃO. Mais viva e com uma visão mais positiva do que se tem mostrado.
São 15 encontros de 2 horas por semana para adultos e 10 encontros de 2 horas por semana para jovens. Passo a passo se aprende a entrar em uma relação pessoal com o Senhor, desde os primeiros passos até a profundidade da contemplação.
Venha Participar. Venha aprender a orar orando. Conheça as Oficinas de Oração e Vida e percorra o caminho do encanto de DEUS ao encanto da VIDA.
Informações e contato na secretaria Paroquial ou 99830037 com Flóra e 88434679 com Regina.

Paróquia Santíssima Trindade
Demonstrativo Janeiro 2016