Informativo Semanal 20/12 a 24/12 – 4º Domingo do Advento

20/12 a 24/12/2015 I nº 294
4º Domingo do Advento

Mães Crentes

Maria “saúda” Isabel. Deseja-lhe tudo o que há de melhor agora que está esperando um filho. Sua saudação enche de paz e alegria toda a casa. Até a criança que Isabel traz no ventre “salta de alegria”. Maria é portadora de salvação, porque leva consigo Jesus.
Existem muitas maneiras de “saudar” as pessoas. Maria traz paz, alegria e bênçãos de Deus. Lucas recordará mais tarde que é precisamente isso que seu Filho Jesus pedirá aos seguidores: “Em qualquer casa que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’”.
Transborde de alegria, Isabel exclama: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre”. Deus está sempre na origem da vida. As mães, portadoras de vida, são mulheres “benditas” pelo Criador: o futuro de seus ventres é bendito. Maria é a “bendita” por excelência: com ela nos chega Jesus, a bênção de Deus para o mundo.
Isabel termina exclamando: “Feliz és tu, que creste”. Maria é feliz porque acreditou. Aqui radica sua grandeza, e Isabel sabe valorizá-la. Estas duas mães nos convidam a viver e celebrar a partir da fé o mistério de Deus encarnado em Jesus.
Feliz o povo no qual há mães crentes, portadoras de vida, capazes de irradiar paz e alegria. Feliz a Igreja na qual há mulheres “benditas” por Deus, mulheres felizes que creem e transmitem fé a seus filhos e filhas.
– J.A. Pagola

AVISOS

1 – Cursos de extensão em estudos bíblicos e em catequese – Continuamos recebendo inscrições para os dois cursos de extensão que a Paróquia oferece em parceria com a FACASC, no próximo ano. É uma oportunidade especial para quem quer realmente ter uma visão bem ampla e profunda sobre a Sagrada Escritura. E para os catequistas e outros que queiram conhecer o novo método de catequese de inspiração catecumenal chamado “Iniciação à vida Cristã”, também haverá uma ótima oportunidade. Os dois cursos serão dados ao longo de todo o ano no centro de pastoral de fevereiro a novembro com encontros mensais.
Todos os professores são docentes da FACASC ou de outras faculdades católicas, altamente qualificados. Pede-se uma única contribuição de R$ 50.00 no ato da inscrição ou posteriormente. Interessados poderão ter um folheto com todas as informações e a ficha de inscrição na saída das missas ou na secretaria paroquial.

2 – Horários de missas – Nesse final de ano, a paróquia oferece os seguintes horários de missas:

Dia 24/12: 18h: Puríssimo Coração de Mª e Acojar.
19h30: Matriz e São Bento.

Dia 25/12: 09h30: Nossa Sª. de Guadalupe.
10h: Matriz.
20h: Matriz.

Dias 26 e 27/12: Horários normais de missa na matriz e nas comunidades.

Dia 31/12: 19h30 apenas na Matriz.

Dia 01/01/2016: 10h00 e às 20h00 apenas na Matriz.

3 – Expediente Secretaria Paroquial:
Dias 26/12 e 02/01 (sábado): a Secretaria estará fechada.

Janeiro 2016: De 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 13h às 18h
Sábados das 9h às 12h

Pastoral da Solidariedade

A Pastoral da Solidariedade mantém projetos nas comunidades do Pantanal, Córrego Grande, Serrinha, Itacorubi, Morro do Quilombo, Trindade, e Morro da Penitenciária. São projetos organizados por pessoas voluntárias e juntamente com a Ação Social da Trindade mantém três casas de atendimento socioeducativo para crianças e adolescentes: Casa da Criança, Creche São Francisco de Assis e Casa da Criança do Morro da Penitenciária.
Auxilia também os projetos: Crescer com Amor, Projeto Solidariedade, PPI, Grupo de Gestantes, Clube da Experiência, Grupo de Idoso Santana, Feira de Artesanato da Trindade (FATRI), Atendimento Psicológico, Grupo Pax (Narcóticos Anônimos), Grupo Encontrando Amigos, Clube de Idosos Puríssimo Coração de Maria, Amigos do HU.
Neste ano, a Pastoral arrecadou 578 quilos de alimentos nas missas do quilo. Até o inicio do mês de Dezembro 532 famílias foram atendidas com o beneficio de cestas básicas e foram doados 5.570 quilos de alimentos a movimentos, projetos e famílias. Doamos ao Centro Cultural Escrava Anastácia 85 cestas básicas.
Os Brechós realizados, receberam aproximadamente 20.000 pessoas neste ano de 2015.
Agradecemos a todos que fizeram parte deste Projeto e desejamos a todos um feliz e abençoado Natal e um Ano Novo repleto de paz, alegria e saúde.