Informativo Semanal – 22/11 a 28/11/2015

22/11 a 28/11/2015 I nº 290
Jesus Cristo, Rei do Universo

Ano Litúrgico

A Igreja celebra neste final de semana o último domingo do ano litúrgico, e no próximo começa um outro ano com o primeiro domingo do Advento.
A Igreja entende o ano litúrgico como a santificação do tempo celebrando ao longo dos 365 dias as manifestações de Deus na história da humanidade desde a criação, até a escatologia. É a consagração do tempo principalmente através da celebração do Mistério pascal, isto é, vida, morte e ressurreição de Cristo como ponto culminante da história da salvação, antecipando a plenitude escatológica.
Para entender o ano litúrgico é preciso mergulhar no mistério do tempo marcado pela presença e ação de Deus, no qual a Igreja celebra a obra salvífica de Deus, com suas constantes intervenções e sobretudo com a Encarnação do Filho que passa a ser o centro da história e garantia de salvação para os que nele creem. “A celebração do mistério de Cristo e da obra da salvação ao longo de um ano” (SC), não é apenas uma sucessão cronológica de semanas e meses, mas uma realidade teológica . Uma palavra grega “kairós”, dá o sentido de tempo de graça, tempo de salvação atual e permanente no qual o povo de Deus descobre seu caminho de libertação.
O ano litúrgico tem uma dimensão mistagógica, isto é, introduz o cristão nos mistérios de Deus. O mistério é entendido, celebrado, vivenciado. A celebração realiza de maneira eficaz aquilo que é celebrado. O mistério de Cristo não é apenas lembrado, mas tornado presente e atual. O fiel que dele participa é totalmente envolvido, ele próprio celebrado esse mistério e é por ele santificado.

Avisos da Semana

1. Inscrições para catequese de adultos- Jovens e adultos que queiram preparar-se para os sacramentos: Batismo, Crisma e Eucaristia, podem inscrever-se na secretaria paroquial. A catequese será no inicio do próximo ano.
2. Reunião do CPC – Com. N. Sra. de Guadalupe – dia 24/11 – 3ªf. 20h00.
3. Reunião da Pastoral do Dízimo – Dia 26/11- 5ªf. às 20h00 na Comunidade Nª Sª Aparecida.
4. Formação para Catequistas – Dia 26/11 – 5ªf. – 19h30 no Centro de pastoral. Trazer: “Estudos da CNBB. Nº 97” Iniciação à vida Cristã;
5. FATRI – Abertura no dia 27/11 no Centro de pastoral. Permanece aberta nos dias 28 e 29/11.
6. Encontro e investidura de Coroinhas. Sábado, dia 28, tarde de formação e investidura de novos coroinhas durante a missa na matriz às 18h00.
7. Estudo da Campanha da Fraternidade 2016 – Haverá um estudo da CF na FACASC, para os agentes de pastoral e lideranças de todas as paróquias, no sábado dia 28/11 das 08h30 às 11h30.

8. Festa de Santa Catarina – A Arquidiocese de Florianópolis está celebrando a festa da sua padroeira que é também de todo o Estado. A novena começou no dia 16/11 e a festa maior será no dia litúrgico da Santa, dia 25/11 com missa festiva e procissão às 18h30 na Catedral. Todos os cristãos da Arquidiocese são convidados.
9. Ano da Misericórdia – O Papa vai abrir o Ano Santo da Misericórdia no dia 08 de dezembro para a Igreja toda. Na Arquidiocese de Florianópolis a abertura será no dia 13 de dezembro iniciando na igreja S. Francisco de Assis às 16h00 continuando com procissão até a Catedral onde haverá a abertura da porta da Misericórdia e santa Missa às 17h00. No mesmo dia haverá a abertura do Ano Santo em mais 7 santuários: Angelina, S. Pedro de Alcântara, N. Sra. de Fátima (Estreito), Santuário Santa Paulina, Santuário N. Sra. de Azambuja (Brusque) e Igreja Santíssimo Sacramento (Itajaí).
10. Bazar especial – Será no dia 05 de dezembro a partir das 08h00 às 17h00 com artigos doados pela Receita Federal.
11. Agendas 2016 Fazenda da Esperança – Você pode adquirir na saída das missas e na Secretaria no valor de R$25,00. Todo o valor é revertido para a instituição.

Ano Santo da Misericórdia

“Há momentos em que somos chamados, de maneira mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes.
O Ano Santo abrir-se-á no dia 08 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição. Nesta solenidade terei a alegria de abrir a Porta Santa, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança. No domingo seguinte abrir-se-á a Porta Santa na Catedral de Roma, a basílica de S. João de Latrão. Em seguida será aberta a Porta Santa nas outras basílicas papais. Estabeleço que no mesmo domingo, em cada Igreja particular, na Catedral se abra igualmente, durante todo o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia. Por opção do Bispo, a mesma poderá ser aberta também nos Santuários, meta de peregrinos que se sentem tocados no coração pela graça e encontram o caminho da conversão. Assim, cada Igreja particular estará diretamente envolvida na vivência deste Ano Santo como um momento extraordinário de graça e renovação espiritual”.
(Papa Francisco, bula de proclamação do Ano da Misericórdia).

Ano Santo da Misericórdia "Sede misericordioso como o Pai..."
Ano Santo da Misericórdia “Sede misericordioso como o Pai…”