Informativo Semanal – 28/02 a 05/03 / 3º Domingo da Quaresma- Liturgia e avisos da semana

Informativo Semanal
Paróquia Santíssima Trindade – Florianópolis/SC
(48) 3025-6772 / www.paroquiadatrindade.com
28/02 a 05/03/2016 I nº 299
3º Domingo da Quaresma

Campanha da Fraternidade 2016

Vivemos numa sociedade urbana organizada em torno dos princípios da economia de mercado. Este sistema, que privilegia o individualismo e o consumismo e que insiste em converter tudo, inclusive os bens primordiais da água e da terra, em mercadoria a ser vendida ou comprada, torna-se um dos grandes adversários da proposta do profeta que defende o direito e a justiça para todos. Por isso esse sistema pode e deve ser criticado pela pregação analítica das igrejas. Somos chamados a refazer nossas relações sociais e ambientais seguindo a prática libertadora de Jesus de Nazaré.

A Casa Comum é o maior presente que Deus, nos deu, por isso, precisamos urgentemente pensar em ações, estratégias e novas formas de nos relacionarmos com esse bem. O cuidado com a Casa Comum não depende apenas do poder público. Exige mudança profunda na forma como nos relacionamos com os recursos naturais

As responsabilidades são coletivas, porém diferenciadas: o poder público tem a tarefa de realizar as obras de infraestrutura, implementar o Plano Municipal de Saneamento Básico, garantir a limpeza do espaço público e fazer a coleta do lixo. Nós temos a responsabilidade de zelar pelo espaço onde moramos. Essas atitudes poderão nos aproximar do sonho do profeta que é o de “ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24). (Manual da Campanha)

Avisos da Semana

1- Reunião da comissão da festa – No dia 01/03 – 3ª f. – às 19h30 reune-se o CPP, a comissão e o casal festeiro da festa da Santíssima Trindade, que neste ano começa com a novena no dia 13 de maio e termina no dia da Santíssima Trindade 22 de maio.
2- Curso de extensão em estudos bíblicos. – O curso inicia com os dois primeiros encontros nos dias 02 e 03/03 (4ª e 5ª), às 19h30 no auditório do Centro de Pastoral. O primeiro tema é: Introdução à Bíblia e Visão geral do primeiro Testamento com o professor Celso Loraschi.
3- 24 horas para o Senhor – Na bula de proclamação do Ano jubilar da Misericórdia o Papa pede que em todas as Dioceses sejam feitas 24 horas contínuas de oração, na sexta-feira e sábado anteriores ao IV domingo da quaresma. Na paróquia da Trindade faremos esse tempo de adoração nos dias 04 e 05/03 (6ª e sábado), na matriz iniciando às 18h30 de sexta feira com a via-sacra seguida da missa, e depois o santíssimo ficará exposto e a igreja aberta durante 24 horas terminando com a missa das 18h00 de sábado. Todas as comunidades, pastorais, movimentos e fiéis são convidados a passarem um tempo na presença do Senhor. Confira a escala.
4-Escola da Liturgia – A Arquidiocese oferece uma Escola sobre Liturgia com a duração de 4 meses, de março a junho sempre no terceiro sábado das 13h30 às 17h30 na paróquia Sagrados Corações (Barreiros).

5-Curso de Liturgia – A FACASC promove curso de extensão em Liturgia durante o ano às 2ª feiras no período noturno. Informações: secretaria@facasc.edu.br.
6-Formação para pais – Os pais dos catequizandos do 2º ano são convidados para um tempo de formação no próximo sábado, dia 05/03 às 18h00 no Centro de Pastoral.
7-Jubileu dos Enfermos – Na programação do Ano Jubilar da Misericórdia o Papa pede um dia especial para os enfermos. A nossa paróquia fará um celebração especial no dia11/03, 6ª f. na missa das 19h30 com orações próprias e unção dos enfermos.
8-Adoração – Confissões – Via Sacra. Todas as 6ªs f. o Santíssimo fica exposto na igreja matriz aberta o dia todo com atendimento de confissões. Durante a quaresma há a reza da via sacra às 18h30.
9-Oficina de Oração e Vida – Início dia 07 de Março – Dias e horários – ADULTOS:
2ª-feira – Flora – 19h30 às 21h30 – Tel: 9983-0037
3ª-feira – Izabel – 14h30 às 16h30 – Tel: 96745421
3ª-feira – Regina – 19h30 às 31h30 – Tel:8843-4679
4ª-feira – Valesva – 16h às 18h – Tel: 9914-6074
5ª- feira – Libania – 19h30 às 21h30 – Tel: 9908-8047
Mais informações com Flora: 9983-0037

A questão da água

Indicadores da situação atual revelam o esgotamento dos recursos naturais, É bem conhecida a impossibilidade de sustentar o nível atual de consumo dos países mais desenvolvidos e dos setores mais ricos da sociedade, onde o hábito de desperdiçar e jogar fora atinge níveis inauditos. Já se ultrapassaram certos limites máximos de exploração do planeta, sem termos resolvido o problema da pobreza.
A água potável e limpa constitui uma questão de primordial importância, porque é indispensável para a vida humana e para sustentar os ecossistemas terrestres e aquáticos. As fontes de água doce abastecem os setores sanitários, agropecuários e industriais. A disponibilidade de água manteve-se relativamente constante durante muito tempo, mas agora, em muitos lugares, a procura excede a oferta sustentável, com graves consequências a curto e longo prazo. Grandes cidades, que dependem de importantes reservas hídricas, sofrem períodos de carência do recurso, que nos momentos críticos, nem sempre se administra com uma gestão adequada e com imparcialidade..
Um problema particularmente sério é o da qualidade da água disponível para os pobres, que diariamente ceifa muitas vidas. Entre os pobres, são frequentes as doenças relacionadas com a água, incluindo as causadas por micro-organismos e substâncias químicas. (Laudato Si 27-29)