Informativo Semanal – 29/11 a 05/12/2015

1º Domingo do Advento

Advento

presepio1

Começa mais um ano litúrgico com o primeiro domingo do Advento. São quatro semanas em que celebramos as duas vindas de Cristo, na história e na glória. A liturgia nos faz forte apelo a olharmos o futuro, o Reino de Deus que vem em sua plenitude. Olhamos com fé porque podemos discernir os inúmeros sinais da presença do Reino na realidade presente, e com esperança porque sabemos que a história caminha para o seu fim, no sentido de finalidade. Somos comprometidos com a construção do Reino de Deus no presente, no aqui e no agora da história, em nosso dia a dia, em nossas famílias, ambientes, na vida social, política, econômica e cultural.

O evangelho registra uma fala de Jesus em que se refere a fenômenos cósmicos assustadores. Fala também de conflitos entre pessoas e nações. A intenção não é criar medo, pânico nem ansiedade, mas despertar uma firme esperança e fazer uma leitura sensata e viver com lucidez a história humana. O último dia não é um tempo de vingança, castigo, mas de libertação. A Palavra de Jesus que dá sentido a todo o discurso e revela sua intenção é essa: “Levantai-vos, erguei a cabeça, vossa libertação está próxima”. É Deus que vem para libertar e salvar. É o começo da vida em plenitude o Reino definitivo que se realiza. Mas é preciso permanecer atentos, vigilantes e em oração para estarmos de pé diante do Filho do Homem.

Avisos

Catequese para adultos – A paróquia oferece um tempo de catequese personalizada para jovens e adultos que não tenham recebido um ou mais sacramentos da iniciação cristã: batismo, crisma, eucaristia. Pede-se fazer a inscrição na secretaria paroquia, também para ter outras informações.

Reunião Meces. – Os ministros e ministras da Comunhão eucarística são convidados para a última reunião do ano, que será no dia 10 de dezembro iniciando com a missa na matriz às 19h30 e uma confraternização em seguida.

Festa de N. Sra. de Guadalupe – A comunidade N. Sra. de Guadalupe prepara a festa da sua padroeira que ocorre no dia 12/12. Inicia com tríduo no dia 10/12, com missa no dia 12/12 às 20h e no dia 13/12, às 09h30 a missa solene com almoço em seguida no salão da comunidade S. Bento.

Bazar – As três casas acompanhadas pela paróquia: S. José, Casa da criança e Creche S. Francisco, promovem um bazar no próximo sábado, dia 05/15 das 08h às 17h no centro de Pastoral com mercadorias doadas pela receita federal.

Brechó especial – A pastoral da solidariedade está preparando o último brechó do ano, para o dia 12/12 das 07h. às 16h no centro de pastoral. Pede-se o favor de trazer sacolas para levar as mercadorias.

Fazenda da Esperança – A coordenação da fazenda da Esperança agradece os alunos da ESAG pela iniciativa de restaurar a casa em que elas moram. E os alunos agradecem todos que contribuíram com eles na arrecadação de recursos através da rifa, bazar e almoço solidário. Agora a coordenação da Fazenda pede a colaboração da comunidade na aquisição das agendas da Fazenda para a manutenção das recuperandas e de toda a estrutura da casa.

Novena de Natal e Folhinha Sagrado coração de Jesus- Já se encontra disponível na Secretaria Paroquial os livrinhos da Novena de Natal no valor de R$2,00 e a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus (calendário 2016) no valor de R$14,00.

Formação cristã

Em sintonia com o apelo do Para Francisco (EG 160) com as Diretrizes da CNBB e da Arquidiocese e procurando dar oportunidade a muitos fiéis a paróquia vem proporcionando cursos e encontros de formação cristã em várias áreas e em vários tempos.

Sete pessoas da paróquia participaram durante todo esse ano de cursos de extensão na FACASC, nas áreas de canto e música, Bíblico-catequético e teologia; haverá a conclusão com formatura no dia 30/12 com uma celebração na paróquia Sto. Antônio de Lisboa. Duas pessoas estão participando de um curso de pós-graduação em gestão eclesial com a duração de três semestres também pela FACASC e reconhecido pelo MEC. Curso semelhante em Catequese no próximo ano deverá ter a participação de mais duas pessoas. E a principal oportunidade que a paróquia oferece é um curso de extensão em estudos bíblicos com professores da FACASC, com a duração de 9 meses, duas noites por mês, somando 36 horas aula. É aberto a todos que desejam aprofundar o estudo da Sagrada Escritura. As inscrições iniciam em dezembro. Haverá também um curso de extensão em Catequese também com a duração de 9 meses com um encontro por mês. Este é especificamente para catequistas das várias modalidades. Todos esses cursos são custeados pela paróquia.

PAZ E BEM!

AdventoB1