Informativo Semanal – nº 296 – 07/02 a 13/02/2016

07/02 a 13/02/2016 I nº 296
Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo

Pescadores de homens

Os nazarenos não querem acolher Jesus como profeta, por isso Ele se retira e vai pregar em Cafarnaum. Grande multidão acorre para ouvir a Palavra de Deus. Da barca ele ensina a Boa Nova do Reino. Aos discípulos porem ensina os mistérios mais profundos da vontade do Pai. Há algo nove e essencial a ser ensinado. Convida Pedro, que voltava de uma pesca frustrada, a “avançar para águas mais profundas” e lançar as redes. Pedro que é profissional experiente objeta que já tentaram a noite toda. Porém não confiando na sua experiência e sabedoria, mas botando fé na palavra de Jesus, joga as redes e acontece a grande surpresa. Apanharam uma quantidade de peixes nunca vista e que encheu duas barcas.

A leitura superficial fica apenas na abundancia de peixes, mas há algo muito mais profundo na lição de Jesus. A força e eficácia da sua Palavra e a falácia da sabedoria e dos projetos humanos. Os apóstolos, agora passam a ser “pescadores de homens”. Na barca que é a Igreja com a presença indispensável de Jesus devem avançar para os mares do mundo, buscando nas águas profundas às vezes ameaçadoras os “grandes peixes”. Jesus diz a Pedro não ter medo de correr o risco de lançar-se em saída nos oceanos desconhecidos do mundo dos homens. A Igreja deve sair da segurança do fechamento sobre si mesma de se tornar autoreferencial e expor-se aos riscos de se acidentar nas estradas do mundo e da história.

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Na próxima 4ª feira, dia 10/02 iniciamos mais uma quaresma e o tempo da Campanha da Fraternidade.

Quaresma, tempo de penitência, de reflexão e de silenciamento para retomar o sentido mais profundo da própria vida. Na quarta feira, em todas as missas haverá imposição de cinzas e é dia de jejum e abstinência. Haverá celebração de missas na matriz, na comunidade S. Bento e na comunidade do Puríssimo às 19h30. Durante toda a quaresma haverá celebração da via sacra na matriz às sextas feiras começando às 18h30.

Tema da Campanha da Fraternidade 2016: Casa comum, nossa responsabilidade. Neste ano a Campanha que é ecumênica propõe como objetivos específicos:

Unir igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico.

Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico.

Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente a água.

Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu plano de saneamento básico e acompanhar sua execução.

Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado.

Pastoral catequética

Nesse ano de 2016, a paróquia integrada na caminhada da Arquidiocese, inicia um novo caminho e um novo método para a Catequese.

Além dos catequizandos das várias etapas e idades, também os pais e padrinhos, catequistas e outros agentes de pastoral e a própria comunidade estarão envolvidos e comprometidos com a nova caminhada da iniciação à vida cristã.

Pais e padrinhos são convidados a comprometer-se nesta caminhada, acompanhando seus filhos e afilhados, antes, durante e depois da recepção dos sacramentos.

As crianças e adolescentes dão continuidade à iniciação à vida cristã na catequese eucarística e da crisma a partir dos 9 anos completos durante o ano da inscrição. Os pais podem fazer a inscrição para os que vão começar neste ano na secretaria paroquial. Para adolescentes que receberam a primeira eucaristia a inscrição para o crisma também pode ser feita na secretaria para os que tem 12 anos. Para os pais destes haverá uma reunião no dia 05 de março às 19h00 no auditório do centro de pastoral.

A paróquia oferece um curso de formação para catequistas em parceria com a FACASC, com professores da mesma instituição a nível de extensão. Consta de um encontro por mês a partir de fevereiro e vai até novembro. As inscrições devem ser feitas na secretaria paroquial.

A Quaresma do Ano Jubilar

A Quaresma deste Ano Jubilar é tempo favorável para sair da alienação existencial. O tema central da mensagem do Papa é a misericórdia, um mistério que se desvenda ao longo da história da aliança entre Deus e o povo de Israel, explica Francisco. Deus sempre se mostra rico em misericórdia, um amor que encontra seu ponto alto em Jesus, a misericórdia encarnada.

“Em Jesus crucificado, Deus chega ao ponto de querer alcançar o pecador no seu afastamento mais extremo, precisamente lá onde ele se perdeu e afastou d’Ele”, escreve o Papa. Ele também recorda que a misericórdia de Deus transforma o coração do homem; ao experimentar um amor fiel, também o homem torna-se capaz de misericórdia.

Durante o Jubileu da Misericórdia, Francisco pede que as pessoas reflitam sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual, que são os atos concretos e cotidianos para ajudar o próximo. “Será uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina”.

-Mensagem do Papa Francisco sobre a Quaresma.