Iniciação à Vida Cristã – Uma experiência de amor, esperança, vida em comunidade e fé!

O QUE É INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ?

É um processo de preparação, compreensão e acolhimento de grandes mistérios da fé e da vida nova revelada em Cristo (DNC – Diretório Nacional de Catequese 38).

A iniciação desperta na pessoa o desejo de conhecer e encontrar-se com Jesus Cristo, amá-lo e tornar-se seu seguidor (Jo 1,41) (DNC – Diretório Nacional de Catequese 34).

É importante que a fé seja vivenciada, alimentada, cuidada, desde o ventre materno, até a hora do encontro definitivo com Deus, na eternidade.

Os sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, são marcos importantes na caminhada da fé. Mas a Iniciação à Vida Cristã vai além da celebração de sacramentos.

O discípulo de Jesus alimenta sua fé na vida de oração, na Palavra de Deus, nos sacramentos, na vida em comunidade, com espírito missionário (Documento de Aparecida 292).

TODOS SOMOS CONVIDADOS A…

-Fazer experiência de encontro com Jesus Cristo, viver em comunhão com ele, como seu migo e irmão e testemunhar a alegria de ser discípulo missionário, buscando no dia a dia a santidade;

-Tornar a família uma escola de vida cristã, lugar da experiência do amor de Deus, da fé, do perdão e da solidariedade (DNC 239);

– Alimentar a fé, participando da celebração eucarística, vivenciando-a pela oração pessoal, pelo exercício da leitura orante da Palavra de Deus, participação nos grupos bíblicos em família e festas litúrgicas;

-Viver uma fé prática no “amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês” (Jo 15,12), numa atitude de serviço, colaboração, acolhida e diálogo, na fraternidade.

– Ter maturidade na fé, para como pais e padrinhos, acompanhar seus filhos, na vivência cristã.

UM NOVO CAMINHO A PARTIR DE 2016

Pais e padrinhos, lideranças, agentes de pastoral e todos os adultos da comunidade, conscientes do compromisso que assumiram no dia do Batismo, serão parte fundamental desta nova caminhada de iniciação à vida cristã.

• O processo de iniciação à vida cristã começa com o sacramento do Batismo, que é a porta da fé e sinaliza a entrada da Igreja.
  • Pais e padrinhos são convidados a comprometer-se nesta caminhada, acompanhando seus filhos e afilhados, antes, durante e depois da recepção dos sacramentos.
  • As crianças e adolescentes dão continuidade à iniciação da vida cristã na catequese eucarística e da Crisma, a partir dos 9 anos completos durante o ano da inscrição.
  • Após a realização dos primeiros sacramentos, a catequese continua através de encontros, participação em experiências de ações solidárias e na vida de fé em comunidade.
  • Aos adultos que desejarem celebrar os sacramentos, será oferecida uma experiência de iniciação à vida cristã, num período de tempo que vai da quaresma de um ano até a quaresma do outro ano.

Aqui na Paróquia já tivemos o primeiro encontro de pais para a iniciação à vida cristã!

Com a presença da famílias e da catequistas!

Confira as FOTOS DO ENCONTRO AQUI!