Juventude Franciscana de Florianópolis visita Angelina: O Carisma Franciscano

jufra

A Juventude Franciscana da Paróquia Santíssima Trindade esteve no último domingo (26/06) em Angelina para um convívio fraterno com a natureza e com irmãos e irmãs de outras fraternidades franciscanas

Em nosso último encontro (26/06, domingo) deixamos para trás as paredes das salas da Paróquia e mergulhamos com nossos corações abertos no Santuário Nossa Senhora de Angelina, no
município de Angelina, a 61 km de Florianópolis. Para começarmos sempre muito bem, nosso primeiro momento foi dado com a Celebração da Eucarística. Após a Santa Missa, o encontro foi junto ao Senhor José Germano Fuck (OFS – Ordem Franciscana Secular) que com toda sua simplicidade e alegria no Carisma Franciscano nos guiou ao lado da Senhora Ruth Marlene Schuch Hammes, Secretária de Formação OFS, em oração do terço até a Gruta que deu inicio ao Santuário Mariano.

Em meio à mata e aos pés de Nossa Senhora de Lourdes ouvimos do Senhor Fuck a história iluminada de descoberta e construção do local, esta mesma história fará parte de um livro que será publicado em breve por ele. A trilha até a Gruta passa por entre a floresta e nos permitiu contemplar a criação em fraternidade com o grupo.2

Aproveitamos este momento e este lugar para misturar à terra as intenções para o cuidado da casa comum registrados por cada participante da celebração Café Ecológico Laudato Si’ (saiba mais AQUI).

3

Assim, alimentados espiritualmente e fisicamente seguimos para um segundo momento no Convento das Irmãs Franciscanas de São José, a poucos minutos do Santuário. Visitamos a parte externa, caminhando juntos até a Colina da Louvação. A subida a colina é uma evocação ecológica do Cântico do “Irmão Sol” composto por São Francisco de Assis. No seu entorno encontram-se belíssimas paisagens (horta, lago, vegetação) que nos leva até a recepção do Cristo Redentor que a todos espera, de braços abertos, no alto da Colina.

4

5

Para fecharmos nossa primeira passagem por Angelina fomos convidados a conhecer mais sobre o Carisma Franciscano e suas características em comunhão com a OFS, que se reunia também neste dia. Senhor Fuck, novamente nos brindou com uma explanação sobre características de São Francisco de Assis, deixando-nos ainda mais apaixonados e determinados a colocar ainda mais em prática todo esse carisma.

6

Retornarmos extasiados, mas antes de dizer “Até Logo” para Angelina, fizemos nossa última parada em uma linda queda d’água próxima à Rodovia de saída do município. Ao som da natureza com o predomínio da música da irmã água e a sempre presença iluminada de nosso Assistente Espiritual Ofmcap Frei Luiz Antonio Frigo, realizamos nossa avaliação do dia que se resumiu em GRATIDÃO, FRATERNIDADE, PAZ, SIMPLICIDADE, ALEGRIA e INTEGRAÇÃO COM TODAS AS CRIAÇÕES.

7

PAZ E BEM!