Pular para o conteúdo

Liturgia


SÁBADO DA 1ª SEMANA - TEMPO COMUM

Este é o homem de quem te falei.
Saul reinará sobre o meu povo.
Leitura do Primeiro Livro de Samuel 9, 1-4. 17-19; 10, 1a
Havia um homem de Benjamin, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um benjaminita, homem forte e valente.
Ele tinha um filho chamado Saul, de boa apresentação. Entre os filhos de Israel não havia outro melhor do que ele: dos ombros para cima sobressaía a todo o povo.
Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul: 'Toma contigo um dos criados, põe-te a caminho e vai procurar as jumentas'. Eles atravessaram a montanha de Efraim
e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada; e, ainda pela terra de Benjamin, sem resultado algum.
Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse: 'Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo'.
Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe: 'Peço-te que me informes onde é a casa do vidente'.
Samuel respondeu a Saul: 'Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao santuário da colina. Hoje comereis comigo, e amanhã de manhã te deixarei partir, depois de te ter revelado tudo o que tens no coração'.
Na manhã seguinte, Samuel tomou um pequeno frasco de azeite, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: 'Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel. Tu governarás o povo do Senhor e o livrarás das mãos de seus inimigos, que estão ao seu redor'.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.
Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; / quanto exulta de alegria em vosso auxílio!O que sonhou seu coração, lhe concedestes; / não recusastes os pedidos de seus lábios.
R.
Com bênção generosa o preparastes; / de ouro puro coroastes sua fronte. A vida ele pediu e vós lhe destes, / longos dias, vida longa pelos séculos.
R.
É grande a sua glória em vosso auxílio; / de esplendor e majestade o revestistes. Transformastes o seu nome numa bênção, / e o cobristes de alegria em vossa face.
R.
Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores. '
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2, 13-17
Naquele tempo:
Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava.
Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!' Levi se levantou e o seguiu.
E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: 'Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?'
Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: 'Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores. '
Palavra da Salvação.

SANTO ANTÃO, ABADE - SANTORAL

Revesti-vos da armadura de Deus.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 6, 10-13. 18
Irmãos:
Confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força,
revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo.
Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus.
Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo.
Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos.
Palavra do Senhor.
Senhor, sois a porção da minha herança e do meu cálice.
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor'; Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, / e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois se o tenho a meu lado não vacilo.
R.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; / junto a vós, felicidade sem limites, /
Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19, 16-26
Naquele tempo:
Alguém aproximou-se de Jesus e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?'
Jesus respondeu: 'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos'.
O homem perguntou: 'Quais mandamentos?' Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho,
honra teu pai e tua móe, e ama teu próximo como a ti mesmo'.
O jovem disse a Jesus: 'Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?'
Jesus respondeu: 'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me'.
Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Jesus disse aos discípulos: 'Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus.
E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus'.
Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: 'Então, quem pode ser salvo?'
Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível'.
Palavra da Salvação.